Conheça o processo artesanal de fabricação de cosméticos

Lucrativo e agradável é confeccionar cosméticos

Curso de fabricação de cosméticos

Segundo a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes são preparados constituídos por substâncias naturais e sintéticas, para uso externo nas diversas partes do corpo humano, como a  pele, cabelos, unhas e lábios. Seu objetivo principal é limpar, perfumar, alterar a aparência e corrigir odores corporais, como também protegê-lo e mantê-lo em bom estado.

Hoje em dia, uma atividade que pode oferecer bons lucros e ser, ao mesmo tempo, muito agradável, é a confecção de cosméticos. Sem necessitar de instalações ou equipamentos sofisticados e com alguns cuidados para o manuseio e armazenamento, pode-se fabricar um bom sabonete, xampu, ou até mesmo um gel. Para facilitar ainda mais, algumas empresas já colocam no mercado produtos concentrados de fácil manipulação pelo consumidor.

É muito importante que na matéria-prima venha data de fabricação e de validade, e nome do químico responsável. A data de validade que vem na matéria-prima será a mesma do produto pronto.

A formulação de um produto é composta de vários itens, com diferentes matérias-primas, cada uma desempenhando uma função, como os corantes, conservantes, emulsificantes, princípios ativos e outros. Estes últimos são responsáveis pela ação característica de cada material. Por exemplo, há cosméticos com ação adstringente, hidratante e anti-inflamatória. Além disso, podem ser de origem vegetal, animal ou biotecnológica.

O curso "Fabricação de Cosméticos - Linha Básica", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de apresentar técnicas para fabricação de uma linha de cosméticos, que atenderá aos anseios do mercado artesanal, por uma gama variada de produtos da linha de banho e da linha masculina, bem como normas de produção e comercialização. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Eliana Aparecida Rodella, formada em manipulação em cosmetologia e uso de bioativos.

http://www.youtube.com/watch?v=Lol4LEN2Tb0

Marconi Vieira 09-11-2010 Como Montar

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.