Monte sua pastelaria

O sucesso dependerá da correta escolha do ponto, da administração segura do negócio e, principalmente, da qualidade dos produtos

Monte sua pastelaria       Artigos CPT

O consumidor de pastéis é o povo em geral, uma vez que, o pastel é um produto popular e de baixo custo. Um fator importante a ser observado é que o pastel deve ser servido fresco e frito na hora, pois é um produto que os clientes consomem imediatamente e no local, embora muitos gostem de levá-lo para comer em casa ou no escritório.

Segundo orientações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o ramo de pastelaria pertence ao setor terciário da economia. Para abrir uma pastelaria de pequeno porte, com pelo menos quatro funcionários, área total de 30 m a 35 m quadrados, serão necessários três ambientes básicos: produção, atendimento e consumo. Os investimentos giram em torno dos equipamentos e o ponto comercial.

A alimentação é um dos poucos setores da economia que não para de crescer, afinal ninguém sobrevive sem se alimentar. Entretanto, é um lucro que vem aos poucos, centavo a centavo. Nesse sentido, é preciso começar a pensar de forma organizada e planejada. Tanto no aspecto do planejamento quanto da localização, da produção dos pastéis, do caldo e do suco, das matérias-primas envolvidas, e da comercialização.

O seu sucesso vai depender da correta escolha do ponto comercial, da administração segura do negócio e, principalmente, da qualidade dos produtos que você oferecerá. Isso implica na utilização de boa matéria-prima, em criteriosos cuidados com a higiene e no correto processo de produção.

O consumidor, que é "preso pela boca", desenvolve facilmente o hábito de frequentar uma determinada pastelaria. O pastel chinês sofreu adaptações e conquistou os consumidores brasileiros pelo paladar. E é este pastel de gostinho e jeitinho verde-amarelo que vem garantindo a fidelidade de seus fregueses e, consequentemente, o sucesso do negócio. Sendo assim, um bom começo é você sondar a área, conhecer sua cidade, descobrir quantas pastelarias existem instaladas, principalmente no bairro onde você pretende abrir sua loja.

Renato Cruz, doutor em Tecnologia de Alimentos e coordenador CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: avalie bem o local escolhido, quanto ao fluxo de pedestres, ao lugar para estacionamento de veículos, à vizinhança, entre outros aspectos. São indicadas aquelas regiões de maior trânsito de pedestres e longe de pontos de transbordo de lixo e de terrenos baldios.

Faça as perguntas abaixo, pois as respostas vão lhe garantir maior índice de acerto no seu investimento.


1.Quem são os meus fregueses? Estudantes? Operários? Profissionais liberais? Funcionários de Escritório? Etc.

2.Gostam de pastel? Quais recheios são os preferidos?

3.Qual o nível sócio-econômico? Qual é a média salarial? Quanto pagariam por um lanche?

4.Têm hábito de lanchar na rua? Em qual horário? Todos os dias?

5.Preferem caldo de cana, sucos, ou refrigerante?

Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Empresas.
Por Equipe CPT de Redação.

Equipe de Redação 25-01-2012 Como Montar

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.