Pet shop: clínica veterinária

Pet Shop é uma loja voltada para atender às necessidades de animais, oferecendo produtos e serviços diversificados. Para se tornar um novo empreendedor deste ramo, você deverá ter conhecimentos básicos sobre animais domésticos, recursos financeiros próprios para instalação, conhecimento sobre o

Saiba o que deve compor um setor de atendimento e um setor cirúrgico de uma clínica veterinária, acoplada a um pet shop

No caso do Pet Shop vir agregado a uma clínica, estas regras devem ser estudadas

Pet Shop é uma loja voltada para atender às necessidades de animais, oferecendo produtos e serviços diversificados. Para se tornar um novo empreendedor deste ramo, você deverá ter conhecimentos básicos sobre animais domésticos, recursos financeiros próprios para instalação, conhecimento sobre o mercado de produtos, especialmente de rações, e deverá instalar a nova loja em uma localização estratégica, ou seja, em local com clientes de bom nível de renda e grande população de cães e gatos.

Existem regras um pouco diferentes para as clínicas veterinárias. No caso do Pet Shop vir agregado a uma clínica, estas regras devem ser estudadas. É fundamental a apresentação das instalações, principalmente no que diz respeito à higiene. Os órgãos municipais devem ser consultados sobre as exigências técnicas e normas de saúde, sanitárias e de segurança, bem como sobre os serviços de fornecimento de água, esgoto, telefone e energia elétrica.

Segundo a legislação, é necessário que o imóvel destinado à clínica possua as seguintes instalações:

Setor de atendimento

Recepção: deve possuir poltronas ou cadeiras de materiais resistentes e laváveis, dispostas de maneira  a acomodar pessoas e animais.

Consultório: com computador, mesa de atendimento em aço inoxidável, armário de medicamentos, foco de luz, bancada com pia e mesa de apoio em aço inoxidável.

Sanitário: deve ter, pelo menos, lavatório e vaso.

Setor cirúrgico

Sala para preparo dos pacientes: conta com uma mesa de apoio e uma bancada com pia.

Sala de cirurgia: deve ter uma mesa cirúrgica em aço inoxidável, pelo menos um armário para medicamentos, uma bancada com pia, cilindro de oxigênio, equipamento para anestesia gasosa, sistema de iluminação de emergência, foco cirúrgico com bateria, mesa de apoio em aço inoxidável e foco de luz.

Ambulatório: deve possuir uma geladeira para conservação de vacinas e outros medicamentos, bancada com pia, mesa de apoio e foco de luz.

Local para estoque de medicamentos

Local para esterilização: com estufa ou autoclave e bancada com pia.

Local para assepsia: deverá ter tanque com bancada.

O local para internação deve ter uma mesa e pia normais e um local isolado para doenças infectocontagiosas. Todas as instalações devem ser de fácil higienização e com coleta diferenciada de lixo e detritos.

Segundo José Antônio Viana, médico veterinário e coordenador do Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são necessários, também, uma cozinha e instalações para repouso do plantonista e do assistente; sanitário ou vestiário compatível com o número de funcionários; um banheiro; uma lavanderia e mais um depósito de materiais de limpeza.

Equipe de Redação 25-06-2013 Como Montar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.