Como planejar o fim de ano da empresa

Para alguns empresários, esse período de fim de ano significa descanso. Sair da rotina da empresa pode até ser bom para os negócios e inspirar boas ideias

 

fim de ano da empresa

 

Chegou o mês mais agitado do ano. Verão, Natal e comemorações de fim de ano. Para alguns empresários, esse período também significa descanso. Ficar fora da rotina da empresa pode até ser  bom para os negócios, o descanso pode inspirar boas ideias para a empresa.

A sazonalidade do seu empreendimento indicará qual o período mais tranquilo para que o pequeno empresário saia para descansar. Se o Natal é hora de vender e lucrar, esse recesso deve ser adiado.

Para que tudo ocorra bem nesse período, é importante que o empreendedor faça um planejamento com a equipe de funcionários.

 

Veja algumas recomendações para quem terá recesso no final do ano:

 

1. Entre em contato com clientes e fornecedores

Avise seus clientes, com antecedência. Informe-os sobre o período em que estará disponível e quando irá se ausentar. Para evitar pendências no período em que estiver ausente, uma boa sugestão é antecipar algumas entregas e reuniões.

2. Delegue

Saiba delegar. Para isso, é preciso ter funcionários capacitados para mantê-los sozinhos quando necessário. Treine-os e escolha um que possa ser responsável por tomar as decisões na sua ausência.

3. Estabeleça os limites

Não interrompa seu descanso " de meia em meia hora" para atender a telefonemas ou responder e-mails. Relaxe, aproveite as férias e separe apenas um horário para estar disponível para resolver o que for preciso. Dessa forma, você e sua equipe da empresa ficarão tranquilos.

4. Tenha sempre um plano B

Imprevistos podem acontecer. Portanto, prepare bem a sua equipe para que todos saibam o que fazer quando o empresário não puder responder ou lidar diretamente com os problemas. Deve-se planejar bem esse período e ter sempre um plano B todos os dias.

 

 

Por Lidiany Duarte.
Fonte: Exame.com

Tecnologia e Treinamento 10-12-2014 Pequenas Empresas
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.