Capital de giro está relacionado ao tempo e ao volume de vendas

Para determinar a necessidade de capital de giro de um negócio, o empreendedor deve conhecer seu ciclo econômico e financeiro

Curso Como Administrar Pequenas Empresas - Investimentos

Para se conhecer o investimento inicial requerido por um empreendimento, deve-se calcular, primeiramente, o capital de giro necessário para começar as operações, calculando-o depois das estimativas de vendas e custos.

Muitos empreendedores não realizam as pesquisas necessárias para iniciar sua empresa e, consequentemente, não possuem informações suficientes para dimensionar as necessidades de recursos financeiros para iniciar e manter as operações. O cálculo da necessidade de capital de giro, talvez, seja mais importante que o dimensionamento do investimento fixo.

O capital de giro necessário para começar e manter um negócio pode ser definido pela quantidade de recursos financeiros que o empreendedor deve ter em mãos para pagar as despesas dos primeiros meses, adquirir produtos de estoque e financiar os clientes, no caso de vendas a prazo.

Esses cálculos irão informar a quantidade de recursos financeiros que será necessário investir na futura empresa para que ela entre em operação. Informa, ainda, as possíveis fontes das quais o empreendedor disporá para conseguir tais recursos.

Segundo o professor Hélvio Prazeres, coordenador técnico do curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "para determinar a necessidade de capital de giro para iniciar o negócio, o empreendedor deve conhecer o ciclo econômico e financeiro do mesmo."

O ciclo econômico começa com a compra de matérias-primas ou mercadorias, contando com o tempo de estocagem, e termina com as vendas dos produtos acabados ou serviços.

Já o ciclo financeiro começa com o pagamento dos fornecedores e das despesas e termina com o recebimento das vendas. Em função disso, podemos dizer que a necessidade de capital de giro está relacionada ao tempo e ao volume de vendas.

http://www.youtube.com/watch?v=IhA-NK3qqhk

Marconi Vieira 26-01-2011 Gestão
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.