Planejamento aumenta em complexidade conforme o tamanho das empresas

O planejamento é o processo de idealização e criação de um futuro desejado e de alocação de meios e recursos

Curso Como Administrar Pequenas Empresas - Planejamento

Construir o futuro significa agir, colocar em prática as decisões tomadas, para que se possa construir o que é desejado. A criação e a manutenção de um negócio é um problema de crescimento econômico e aumenta a percepção da importância da pequena empresa no desenvolvimento econômico do Brasil. Embora predomine no ensino profissionalizante e universitário a cultura da grande empresa, cresce o número de publicações acerca do empreendedorismo e da importância do planejamento para o sucesso.

Esse é um processo de idealização e criação do futuro desejado e de alocação de meios e recursos para alcançá-lo, bem como acompanhamento e aferição da eficácia desses, quanto aos objetivos estabelecidos. Certamente, não há nada tão inútil quanto fazer, com grande eficiência, algo que nunca deveria ter sido feito.

O planejamento deve contar com a participação de todos os membros envolvidos em decisões, ser flexível, simples e contínuo, ou seja, deve fazer parte da agenda de todos dentro da empresa. A direção deve acompanhar e dar todo o apoio em sua elaboração.

Segundo o Hélvio Tadeu Cury Prazeres, coordenador técnico do curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "para que o planejamento seja completo, é preciso traçar o que fazer, quando, como e quem vai fazer, além de um sistema de acompanhamento e controle."

Existem vários tipos e níveis de planejamento nas empresas, com características e objetivos diferentes. Podemos citar o planejamento mercadológico, financeiro, da produção, de recursos humanos e o organizacional. O planejamento aumenta em complexidade conforme o tamanho das empresas. Grandes empresas têm um departamento exclusivo para planejar suas ações. As pequenas empresas não necessitam de algo tão complexo, mas nem por isso deixarão de se orientar.

http://www.youtube.com/watch?v=4CN4xlq60ww

Marconi Vieira 24-01-2011 Gestão

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.