Cobrança é arma de vendas

O diferencial na área de crédito e cobrança está no talento humano, visto como a chave para maximizar o desempenho e os resultados

  Cobrança é arma de vendas  

Por sua própria natureza, a política de cobrança é uma arma de vendas e também um produto para a área de marketing, comprovando que o serviço de crédito é um dos elementos da estratégia mercadológica de uma empresa. Ela representa os procedimentos que a organização dispõe para cobrar as duplicatas/prestações e recebê-las quando essas se encontrarem na data de vencimento.

Em um mercado cada vez mais competitivo, em que a qualidade e o preço dos produtos e serviços costumam ser nivelados, o diferencial na área de crédito e cobrança está no talento humano, visto como a chave para maximizar o desempenho e os resultados.

Hoje, o acesso às informações para análise de crédito é muito mais ágil. Com um tempo menor para efetuar a análise, o papel do analista se transforma, por meio do surgimento de oportunidades de novos negócios, alcançando também a prospecção, a potencialização de vendas, a higienização de cadastros e o gerenciamento de carteiras.

No curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, mestre em marketing, sistemas de informação e processo decisório; especialista em administração financeira e consultor de empresas, ensina sobre as atribuições do setor de cobrança e quais são as modalidades dessa atividade.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Enquanto os cobradores mantêm o foco no recebimento, adaptando suas abordagens aos diversos tipos de devedores, os analistas de crédito e cobrança devem estar na linha de frente no relacionamento com os clientes externos e internos, atuando focados na busca de informações para identificação precisa dos riscos.

http://www.youtube.com/watch?v=X_umXJf0Whk

Tecnologia e Treinamento 30-12-2010 Gestão
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