Como inovar em tempos de crise

É possível inovar em tempos de crise, aprimorando os resultados da empresa, sem comprometer os negócios.

É possível inovar em tempos de crise, aprimorando os resultados da empresa, sem comprometer os negócios

Como inovar em tempos de crise.

Estamos vivendo um momento de recessão econômica. A crise já bateu à porta de empresas pequenas, médias e com maior porte, deixando muitos empresários preocupados. Isso porque a população brasileira está mais seletiva ao escolher os serviços e produtos, pois buscam qualidade e inovação com preços acessíveis.

Por isso, cabe ao empresário investir em inovação. Criar no consumidor a necessidade de comprar/contratar seus produtos/serviços. Para isso, os empresários devem passar a enxergar as oportunidades em tudo o que os cerca.

Há inúmeros exemplos de inovação e coragem nos momentos de crise. Empresas como GE, Revlon, Fedex foram fundadas em época de recessão. Google e Amazon alavancaram seus negócios quando passavam por momentos econômicos difíceis.

Portanto, é possível passar pela crise, sem comprometer os seus negócios. Basta inovar e aprimorar os resultados da empresa.

Siga as dicas abaixo e sucesso!

Inovação como estratégia

Faça uma análise de sua empresa e busque as áreas mais favoráveis para inovação. Use todos os esforços possíveis para concretizar essa estratégia. Você pode reduzir custos, melhorar o design da empresa, fazer ajustes com os fornecedores. Enfim, há diversos caminhos que podem ser traçados para criar algo novo.

Exemplo de inovação: Atualmente, o mercado de automóveis teve uma queda de 18%, mas empresas como Honda e Jeep cresceram mais de 15% devido aos novos utilitários esportivos lançados.

Inovação com simplicidade

Opte por uma inovação simples. Acabe com o desperdício e acelere o desenvolvimento da empresa. Siga a filosofia do lean startup, criando um produto viável simples, mas necessário. Faça os devidos ajustes no produto, submeta-o a testes e o apresente ao mercado. Dessa forma, ele obterá êxito!

Parceria estreitando laços

Em tempos de crise, o melhor a fazer é estreitar os laços entre sua empresa e startups, fornecedores, universidades. Esse apoio reduzirá riscos, além de obter um feedback positivo para a execução de projetos inovadores.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 18-06-2015 Gestão
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.