Como melhorar e diferenciar o seu produto

Poucos produtos são exclusivos, a grande tarefa do marketing é diferenciar o seu produto dos concorrentes

Se você tiver um produto de qualidade somado a uma marca sólida, o seu negócio será um sucesso. Um bom produto ou serviço é a força do empreendimento. É bom saber que todo produto tem uma vida útil determinada. Depois de um tempo, alguns produtos ficam ultrapassados e outros precisam ser renovados.

As dicas são:

Para melhorar o seu produto, fique sempre atento às inovações. Se a essência do produto é tradicional e muito boa, troque periodicamente a embalagem por uma mais moderna. Mude a embalagem a cada estação, isso atrairá a atenção e a curiosidade do cliente. Mesmo que esse investimento lhe custe um pouco mais, com certeza, trará bons lucros.

Fique sempre atento à opinião do cliente, é exatamente daí que vêm as melhores ideias de inovação. Saiba aceitar críticas e sugestões. Você adaptará o seu produto ao gosto do cliente. Não esqueça de anunciar as mudanças sempre que elas ocorrerem, telefone ou mande um e-mail informativo. Atualmente as redes sociais têm sido uma ótima opção para a divulgação de um bom produto, aproveite.

Ao aperfeiçoar o seu produto, retire o melhor da concorrência e junte com as suas próprias ideias para criar algo original. Sendo original, aproveitando só o que os outros têm de melhor, o seu produto se tornará imbatível no mercado. Mas, seja ético, não crie um produto que possa prejudicar os já existentes.

Poucos produtos são exclusivos. A grande tarefa do marketing é diferenciar o seu produto dos demais. Muitas vezes, o cliente compra o seu produto só porque você lhe serviu um cafezinho na hora da compra, ou porque a embalagem era atraente. Mostre ao seu cliente que ele é especial, você dará um grande passo para ganhar a preferência. Toda empresa possui um ponto forte que o difere da concorrência. Use esse ponto forte como argumento de venda.

Saiba o que fazer para levar a sua empresa à condição de preferida

Se existem muitos produtos semelhantes ao seu, no mercado, melhore os serviços. Por exemplo:

  • Tenha pronta entrega sem acréscimo.
  • Tenha produtos em estoque para promoções.
  • Deixe que o cliente faça um teste grátis, ou forneça uma amostra grátis.
  • Faça demonstração do produto no próprio local, ofereça boas condições de pagamento como parcelas sem juros.
  • Ofereça estacionamento grátis.
  • Tenha um pessoal bem treinado para atender bem, estenda o prazo de garantia.
  • Tenha um bom pós-venda, ou seja, atenda aos clientes mesmo depois da compra para tirar dúvidas ou trocar um produto com problemas.
  • Oriente sobre como usá-lo de maneira correta.
  • Promova assistência técnica, se for o caso, ou o atendimento gratuito.

Você pode oferecer brindes, mas, atenção, dê produtos de qualidade, de acordo com a compra. Brindes baratos podem prejudicar a sua imagem. Mesmo que a sua empresa seja a menor da cidade no ramo, você pode tirar partido disso oferecendo um serviço mais personalizado. Você pode usar também o testemunho de usuários reais do seu produto, na sua campanha publicitária. É o que vemos com produtos famosos, que usam artistas recomendando o uso de tal produto.

Katsuê Mírian Ávilla Watanabe coordena o Curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, e dá a dica: "Oriente a sua equipe de vendedores para ressaltar os benefícios do produto."

Equipe de Redação 22-08-2012 Gestão
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