De uma forma bem simplificada, podemos dizer que a Internet é um conjunto de redes de computadores que permitem a conexão e a comunicação de qualquer parte do mundo, bastando para isso ter um computador e uma conexão com a Internet.
Algumas estratégias são necessárias para que um site com foco comercial tenha bons resultados. Para avaliar o desempenho da página, é preciso verificar se foram atingidos os objetivos gerais e específicos planejados. Esse planejamento deverá ser realizado com base nos objetivos a curto, médio e longo prazo da empresa, com base nas estratégias de um site de sucesso que iremos apresentar.
Para obter êxito, você deve planejar bem os objetivos a serem alcançados, de acordo com os recursos existentes no site, e dos que gostaria de construir, além do valor disponível para criá-los e divulgar mensalmente o endereço eletrônico. É importante ainda definir os públicos a serem atingidos: clientes ativos, clientes potenciais, imprensa, canais de distribuição, entre outros. Pesquisar para descobrir quais as informações e serviços on-line que seu público-alvo deseja é fundamental. Definidos os objetivos gerais e específicos, torna-se possível saber se o caminho adotado está correto ao longo da presença de sua empresa na Internet.
Além disso, nessa primeira fase, devem ser determinados os tipos de serviços que serão disponibilizados, e como a web poderá auxiliar com mais força no seu negócio. Seu site pode ter como objetivo a promoção de produtos e serviços, não necessariamente com vendas on-line, mas em forma de catálogo eletrônico. Você pode, ainda, incluir serviços de apoio à venda no site, ou seja, o pré-venda, como um serviço de orçamentos on-line.
Para criar um site de sucesso, é preciso responder algumas perguntas básicas, que ajudarão a formar as características da página. As respostas poderão ser diferentes em cada uma:
Qual é o objetivo da empresa ao lançar o site?
Captação de clientes; divulgação institucional; divulgação de produtos e serviços; canal de comunicação; realizar algum tipo de reserva on-line (no caso de hotéis, por exemplo); comércio eletrônico (ou seja, efetivamente vender).
Como será a estrutura do site?
Portal de conteúdo; portal de serviços; site institucional; loja virtual (com comércio eletrônico), entre outros.
Como será o layout do site?
Um site pode chamar a atenção visualmente de várias maneiras, mas o importante é não abusar de animações e uso de cores. Defina uma identidade visual, ou seja, imagens, botões, linhas, cores, entre outros aspectos, que reflitam o que a empresa é no mundo real (como são seus produtos e serviços, a imagem que seu público-alvo tem da empresa - ou a imagem que você quer que eles criem).
Quais serviços o site oferecerá?
Notícias; newsletters; conteúdo fechado para assinantes; promoções; serviços gratuitos (consultas, análises, orçamentos, entre outros).
O coordenador do Curso Como Aumentar as Vendas pela Internet, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, Thiago Richter Bacchin, diz ainda que é preciso analisar quais serão as tecnologias utilizadas: linguagem de programação; banco de dados; recursos de comunicação digital, como áudio e vídeo.