Confira as estratégias para que seu site comercial tenha sucesso

Para alcançar sucesso na rede, você deve planejar bem os objetivos, de acordo com os recursos existentes no site

De uma forma bem simplificada, podemos dizer que a Internet é um conjunto de redes de computadores que permitem a conexão e a comunicação de qualquer parte do mundo, bastando para isso ter um computador e uma conexão com a Internet.

Algumas estratégias são necessárias para que um site com foco comercial tenha bons resultados. Para avaliar o desempenho da página, é preciso verificar se foram atingidos os objetivos gerais e específicos planejados. Esse planejamento deverá ser realizado com base nos objetivos a curto, médio e longo prazo da empresa, com base nas estratégias de um site de sucesso que iremos apresentar.

Para obter êxito, você deve planejar bem os objetivos a serem alcançados, de acordo com os recursos existentes no site, e dos que gostaria de construir, além do valor disponível para criá-los e divulgar mensalmente o endereço eletrônico. É importante ainda definir os públicos a serem atingidos: clientes ativos, clientes potenciais, imprensa, canais de distribuição, entre outros. Pesquisar para descobrir quais as informações e serviços on-line que seu público-alvo deseja é fundamental. Definidos os objetivos gerais e específicos, torna-se possível saber se o caminho adotado está correto ao longo da presença de sua empresa na Internet.

Além disso, nessa primeira fase, devem ser determinados os tipos de serviços que serão disponibilizados, e como a web poderá auxiliar com mais força no seu negócio. Seu site pode ter como objetivo a promoção de produtos e serviços, não necessariamente com vendas on-line, mas em forma de catálogo eletrônico. Você pode, ainda, incluir serviços de apoio à venda no site, ou seja, o pré-venda, como um serviço de orçamentos on-line.

Para criar um site de sucesso, é preciso responder algumas perguntas básicas, que ajudarão a formar as características da página. As respostas poderão ser diferentes em cada uma:

Qual é o objetivo da empresa ao lançar o site?

Captação de clientes; divulgação institucional; divulgação de produtos e serviços; canal de comunicação; realizar algum tipo de reserva on-line (no caso de hotéis, por exemplo); comércio eletrônico (ou seja, efetivamente vender).

Como será a estrutura do site?

Portal de conteúdo; portal de serviços; site institucional; loja virtual (com comércio eletrônico), entre outros.

Como será o layout do site?

Um site pode chamar a atenção visualmente de várias maneiras, mas o importante é não abusar de animações e uso de cores. Defina uma identidade visual, ou seja, imagens, botões, linhas, cores, entre outros aspectos, que reflitam o que a empresa é no mundo real (como são seus produtos e serviços, a imagem que seu público-alvo tem da empresa - ou a imagem que você quer que eles criem).

Quais serviços o site oferecerá?

Notícias; newsletters; conteúdo fechado para assinantes; promoções; serviços gratuitos (consultas, análises, orçamentos, entre outros).

O coordenador do Curso Como Aumentar as Vendas pela Internet, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, Thiago Richter Bacchin, diz ainda que é preciso analisar quais serão as tecnologias utilizadas: linguagem de programação; banco de dados; recursos de comunicação digital, como áudio e vídeo.

Equipe de Redação 29-06-2012 Gestão
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.