Confira as habilidades que um gestor de sucesso precisa ter

Uma das maiores habilidades de um gestor é se cercar de pessoas confiáveis e fazer com que elas se espelhem nele

 

Para comandar uma empresa, é preciso saber lidar com situações de todos os tipos. Um bom gestor precisa também conseguir comandar uma equipe de forma a motivá-la e a garantir um  crescimento significativo para alcançar boa competitividade no mercado.

Ser esse profissional proativo, que ocupa um cargo estratégico na empresa, exige algumas habilidades essenciais:

Adaptabilidade

É necessário que um bom gestor se adapte a qualquer empresa que ele possa vir a trabalhar. Um bom líder se adapta a qualquer realidade e sabe se comunicar com qualquer tipo de pessoa, seja o dono da empresa, seja o conselho administrativo ou um colega de trabalho.

Interatividade

Uma das maiores habilidades de um gestor é se cercar de pessoas confiáveis e principalmente fazer com que elas se espelhem no chefe que têm. Mas, para isso, é preciso que ele saiba conduzir seus subordinados com sabedoria. Dar exemplo é essencial nesse momento, um bom líder põe a mão na massa junto com a equipe e, claro, incentiva e valoriza o trabalho de cada um.

Delegação

É preciso delegar responsabilidades e, para isso, ele precisará acompanhar os resultados dos trabalhos. Mas, é necessário confiar no trabalho dos subordinados e deixá-los à vontade no momento da criação. Dar autonomia é o posicionamento mais indicado.

Polivalência

Essa é uma habilidade muito importante, ser polivalente requer muito conhecimento e muita experiência. Um bom gestor precisa estar pronto para administrar qualquer setor dentro de uma empresa. O acúmulo de experiência com certeza o tornará um empreendedor de sucesso e fará dele um profissional de destaque.

O coordenador do Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, conta o que aprendeu em suas andanças pelo Brasil, prestando consultorias, ministrando palestras, treinamentos em empresas e universidades: "O meu principal aprendizado, o mais importante na minha vida, é que cada pessoa, cada ser humano é um mundo. É um mundo de possibilidades de aprendizado, de desafios, de dúvidas, de ansiedades, de incertezas. E esse mundo de possibilidades, essa pessoa, hoje, é o maior capital que a sua empresa tem. Cada pessoa, cada mundo na sua empresa, tem brilho próprio. Cabe a você, gerente, criar as condições para que essa pessoa mostre o brilho dela e que te ajude a alcançar os objetivos estratégicos da empresa".

Equipe de Redação 19-04-2012 Gestão
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.