Proposta tem o momento exato para surgir

Ao negociar, se você falar o tempo todo, perderá indícios importantíssimos que podem informar-lhe se o outro está exagerando ou mentindo

Curso de Negociação - Proposta

Ao apresentar a proposta de negócio, procure sentar-se de modo ereto, um pouco para frente, e fale de tranquilamente. Ao dar respostas, olhe nos olhos, cruze as mãos para indicar que você entendeu e aceitou, geralmente é assim mesmo que nosso corpo fala nessas ocasiões.

O debate poderá ocorrer, e vence quem dominar melhor suas emoções, sua fala. Fale com destemor, com tranquilidade, segurança e firmeza, mas sem perder a elegância e a educação. Corrija o seu olhar, expressão, postura e esconda a irritação e a frustração. Abra-se para o diálogo, que a negociação fluirá até o ponto que você quiser.

Na hora do debate, você deve ouvir com extrema atenção, sem argumentar, sem expressão impaciente, sem gestos de irritação. Procure conter suas emoções e suas críticas.

Ao questionar a outra parte, faça-o com elegância e distinção, porém questione sem medo. As pessoas gostam de quem fala claramente, sem muitos rodeios. Mais uma vez, vale destacar, a comunicação só será eficaz quando houver compreensão. Portanto, ouça, pergunte, entenda, e só então se manifeste sobre a questão. Entender perfeitamente a proposta é muito importante para ambas as partes.

No Curso de Negociação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor e empresário Nelson Fernandes Maciel, dá outra dica importante, “devemos prestar atenção em cada gesto do interlocutor. Se você for bom observador poderá intuir claramente quais são as suas intenções”.

Se você falar o tempo todo perderá indícios tão importantes que podem informar-lhe se o outro está exagerando, se está blefando, mentindo ou sendo sincero. Use todos seus sentidos para perceber a situação e como anda a negociação.

http://www.youtube.com/watch?v=jMytUbKzf0w

Marconi Vieira 08-02-2011 Gestão

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.