No varejo, é preciso saber o momento exato de expandir

O comércio varejista é um dos setores mais afetados pelo comportamento do consumidor

Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing

O varejo é, tradicionalmente, o setor que mais sentiu as mudanças socioeconômicas dos últimos anos, e para verificar isso, basta lembrar que o mesmo é responsável pela última parte da cadeia de distribuição do produto. Isso quer dizer que o setor tem contato direto com o consumidor. Sendo assim, os atuais lojistas têm o desafio de buscar melhorias para o seu negócio.

Um exemplo clássico é o de uma loja que não quis crescer quando vendia bem e possuía chances de ampliar. Como não o fez, tempos depois, a concorrência se fortaleceu e um de seus mais fortes concorrentes passou a cobiçar e a investir no sentido de conseguir vender com exclusividade a sua melhor marca. No fim a concorrência aproveitou o mercado em potencial, investiu, cresceu e se estabeleceu com maior poder de compra, o que interessou bastante ao representante da fábrica em sua região. Perder aquele produto carro-chefe era um risco desaconselhável, e o proprietário se arrependeu de não ter buscado um crescimento maior quando teve chance.

Mas existe a realidade contrária. Uma loja que ainda não estava no momento adequado de crescer, quando ampliou, confiando na melhoria de suas vendas, passou a ter a despesa dobrada e, o que é pior, as vendas não acompanharam esse crescimento. Nesse caso, a loja passou a ter o dobro de despesas com o mesmo faturamento. É o caminho certo para o fracasso.

Por razões como essas, podemos dizer que entender de varejo no Brasil é fundamental para se obter o sucesso em seu empreendimento. Por isso, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso "Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing", que aborda os aspectos do bom planejamento empresarial. A coordenação técnica do trabalho ficou a cargo do professor Adriano Godoy, consultor empresarial, instrutor e consultor do Senac em gestão de negócios, marketing e na área comportamental.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Um gestor do varejo precisa, mais do que nunca, dos domínios das técnicas de administração, diante de um mercado cada vez mais competitivo e desafiador. É preciso criar, inovar, acrescentar e alterar as práticas de gerenciamento dos sistemas de seu negócio para ter como resultado produtos e serviços que atendam as exigências dos consumidores, melhor do que a concorrência.

http://www.youtube.com/watch?v=6JQjGbG0CZA

Marconi Vieira 03-02-2011 Gestão

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.