Pequenas indústrias - conceitos de produção

Uma indústria tem algumas diferenças importantes relacionadas à sua administração, quando comparamos com o comércio e a prestação de serviços. A indústria vai suprir o comércio de produtos, e, também, os distribuidores e atacadistas. Para isso, ela precisa de um bom canal de distribuição de seus

Aquisição de materiais, planejamento e programação da produção em uma indústria

A indústria deverá ter uma pessoa responsável por gerenciar a compra de matéria-prima, ou seja, elaborar orçamentos para comparar o preço e as melhores condições de pagamento

Uma indústria tem algumas diferenças importantes relacionadas à sua administração, quando comparamos com o comércio e a prestação de serviços. A indústria vai suprir o comércio de produtos, e, também, os distribuidores e atacadistas. Para isso, ela precisa de um bom canal de distribuição de seus produtos e de algumas técnicas de produção específicas.

Aquisição de materiais

A indústria deverá ter uma pessoa responsável por gerenciar a compra de matéria-prima, ou seja, elaborar orçamentos para comparar o preço e as melhores condições de pagamento, dentro dos padrões de qualidade exigidos para a produção.

No momento da aquisição de matéria-prima, você deve ter todo o cuidado como:

  • A matéria-prima deve estar dentro do padrão de qualidade estabelecido;
  • Comprar a matéria-prima na quantidade necessária para a produção, somado a um pequeno estoque de segurança.

Lembre-se: o seu objetivo é transformar matéria-prima, o que é diferente de estocar matéria-prima.

Planejamento e programação da produção

Esta é uma área muito importante na indústria. Antes de produzir, o departamento responsável pela produção deve avaliar:

O que vou produzir? Quanto eu vou produzir? Quanto tempo eu vou gastar para produzir?

Se você não souber responder essas perguntas, não elaborou um bom planejamento para a sua produção, o que pode levá-lo a consumir horas de trabalho improdutivas. Então, veja o exemplo:

  • O seu funcionário dedica 44 horas semanais à produção;
  • Se você tem um mau planejamento, pode perder, de cada funcionário, 10 horas de trabalho. Se você tem 100 funcionários, são mil horas de trabalho improdutivas.

Hélvio Tadeu Cury Prazeres, coordenador do Curso Como Administrar Pequenas Indústrias, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que programar bem a produção é fundamental para aproveitar os recursos materiais e as horas de trabalho do funcionário.

Aproveitamento da matéria-prima

Um aspecto da programação, também importante, é aproveitar bem a matéria-prima disponível. Você precisa programar a sua produção de forma que ela ande de "mãos dadas" com a matéria-prima disponível. Você precisa programar a sua produção de tal forma que matéria-prima seja logo utilizada no processamento. Assim, ela fica menos tempo no estoque. E isso diminui o custo de produção.

Com relação ao cliente

Um aspecto fundamental, também, está relacionado ao seu cliente. Uma boa programação de produção permite à empresa entregar o produto ao cliente em menor tempo. Você vende mais rapidamente o produto e, por consequência, recebe mais rapidamente, podendo ter dinheiro disponível para pagar os seus compromissos.

Equipe de Redação 11-07-2013 Gestão
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.