Uma indústria tem algumas diferenças importantes relacionadas à sua administração, quando comparamos com o comércio e a prestação de serviços. A indústria vai suprir o comércio de produtos, e, também, os distribuidores e atacadistas. Para isso, ela precisa de um bom canal de distribuição de seus produtos e de algumas técnicas de produção específicas.
Aquisição de materiaisA indústria deverá ter uma pessoa responsável por gerenciar a compra de matéria-prima, ou seja, elaborar orçamentos para comparar o preço e as melhores condições de pagamento, dentro dos padrões de qualidade exigidos para a produção.
No momento da aquisição de matéria-prima, você deve ter todo o cuidado como:
Lembre-se: o seu objetivo é transformar matéria-prima, o que é diferente de estocar matéria-prima.
Planejamento e programação da produção
Esta é uma área muito importante na indústria. Antes de produzir, o departamento responsável pela produção deve avaliar:
O que vou produzir? Quanto eu vou produzir? Quanto tempo eu vou gastar para produzir?
Se você não souber responder essas perguntas, não elaborou um bom planejamento para a sua produção, o que pode levá-lo a consumir horas de trabalho improdutivas. Então, veja o exemplo:
Hélvio Tadeu Cury Prazeres, coordenador do Curso Como Administrar Pequenas Indústrias, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que programar bem a produção é fundamental para aproveitar os recursos materiais e as horas de trabalho do funcionário.
Aproveitamento da matéria-prima
Um aspecto da programação, também importante, é aproveitar bem a matéria-prima disponível. Você precisa programar a sua produção de forma que ela ande de "mãos dadas" com a matéria-prima disponível. Você precisa programar a sua produção de tal forma que matéria-prima seja logo utilizada no processamento. Assim, ela fica menos tempo no estoque. E isso diminui o custo de produção.
Com relação ao cliente
Um aspecto fundamental, também, está relacionado ao seu cliente. Uma boa programação de produção permite à empresa entregar o produto ao cliente em menor tempo. Você vende mais rapidamente o produto e, por consequência, recebe mais rapidamente, podendo ter dinheiro disponível para pagar os seus compromissos.