Profissão recepcionista: perfil do profissional

O recepcionista é um prestador de serviço que exerce papel estratégico dentro da empresa. Reconhecer sua importância e responsabilidade no processo possibilita demonstrar ao cliente a qualidade e a excelência da empresa.

É importante que o recepcionista tenha clareza das suas atividades, deveres, direitos, rotinas, responsabilidades, limites de autonomia e expectativas da sua liderança

  Faça uso de uma agenda, nela, você vai anotar todos os seus compromissos para uma determinada data. Não confie na memória, anote todos os recados

O recepcionista é um prestador de serviço que exerce papel estratégico dentro da empresa. Reconhecer sua importância e responsabilidade no processo possibilita demonstrar ao cliente a qualidade e a excelência da empresa.

O papel do recepcionista, dentro da organização, é de desenvolver um trabalho eficaz que contribua para o fluxo produtivo dos clientes internos e externos. Para isso, é necessário que haja sintonia entre ambos e pró-ação do recepcionista. É importante que o recepcionista tenha clareza das suas atividades, deveres, direitos, rotinas, responsabilidades, limites de autonomia e expectativas da sua liderança. Precisa estar atento ao planejamento diário e controle das providências a serem tomadas. Poderá dar sugestões à chefia que contribuam para o aumento da eficácia do trabalho.

Perfil do recepcionista A atuação deste profissional requer qualidades e habilidades, tais como:
  • Responsabilidade
  • Dinamismo
  • Discrição
  • Organização
  • Atenção
  • Iniciativa
  • Criatividade
  • Imparcialidade
  • Flexibilidade
  • Comunicabilidade
  • Ponderação
  • Educação
  • Simpatia
  • Confiança
  • Sigilo
  • Autonomia
  • Segurança
  • Lealdade
  • Postura (Boa Aparência)
  • Empatia
  • Ética profissional

Planejamento

O planejamento é o ponto básico indispensável a toda e qualquer atividade. Facilita a ação, contribui na administração do tempo e redireciona as atividades do cotidiano.

Ana Paula Barbosa, coordenadora do Curso Treinamento de Recepcionista, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "Faça uso de uma agenda. Nela, você vai anotar todos os seus compromissos para uma determinada data. Não confie na memória, anote todos os recados. Planeje o seu dia seguinte no final de cada dia. Assim que chegar ao trabalho, consulte a agenda para ver quais são as suas obrigações para aquele dia. Verifique se ficou alguma pendência do dia anterior e resolva-a imediatamente. Caso envolva uma terceira pessoa, lembre-a da pendência. Faça uma lista com as prioridades e resolva-as nesta ordem. Para ganhar tempo, resolva primeiro o que é importante e urgente".

Equipe de Redação 29-04-2013 Gestão
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