Aspectos necessários para uma boa comunicação verbal

Uma voz clara, firme, com dicção perfeita e simpática é um dos aspectos mais importantes para a comunicação oral

 

Falar em público não é uma tarefa fácil. Por mais que você tenha facilidade em se comunicar, enfrentar um público desconhecido é sempre uma função difícil. Se você tem dificuldades, a tarefa fica ainda mais complicada, por isso o Portal Tecnologia e Treinamento vem hoje lhe oferecer várias dicas para que você tenha uma boa comunicação verbal.

Primeiramente, nunca enfrente um auditório sem conhecimento de causa. Se você tiver um bom conhecimento do assunto, você já está a meio caminho do sucesso. Todavia, para receber aplausos entusiásticos da plateia, não basta dominar o tema, é preciso saber apresentar-se, entregar a mensagem de maneira eloquente, vibrante e com energia. Mas, para chegar até esse ponto, é preciso que você esteja atento a essas recomendações para fazer uma boa apresentação em público:

Esteja preparado: o planejamento para a comunicação é essencial e envolve basicamente três passos: preparação, desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Aspecto físico: durante a apresentação, conserve sua postura e procure não demonstrar superioridade, arrogância ou desprezo. A higiene pessoal é também importante. Faça a barba e mantenha os cabelos bem arrumados. Use as roupas adequadas a cada ambiente ou apresentação pública, como o terno, que confere maior seriedade ao apresentador.

Colocação da voz: uma voz clara, firme, com dicção perfeita e simpática é um dos aspectos mais importantes. Pergunte-se se sua voz satisfaz a suas expectativas de ser um bom orador. Observe, pois a voz que você ouve não é a mesma que os outros estarão ouvindo.

Memória e improvisação: não se trata de decorar um discurso, mas sim de relembrar as ideias e ordená-las, de lembrar fatos passados, que são importantes na composição do discurso, de lembrar números e estatísticas que poderão ser utilizados para complementar ou para ilustrar os discursos. Mas, não é bom confiar totalmente na memória, porque ela pode falhar, e isso é normal. Estando preparado para esses "brancos", o orador não perde a tranquilidade, pois pode recorrer às suas anotações, e recursos, como transparências slides e fichas.

Sensibilidade e teatralização: várias formas de sensibilização podem ser utilizadas para prender a atenção das pessoas e influenciá-las, diferentemente de manipular, para que elas acreditem no que está sendo dito e o coloque em prática. No decorrer do planejamento, do treinamento e das apresentações, adquire-se a sensibilidade. A teatralização, hoje, muito utilizada, desperta o interesse e também facilita o ouvinte a fixar a mensagem. Deve ser utilizada de acordo com o público, o local e o tema.

Marcos Antônio Barbosa, coordenador do Curso Falando em Público - Comunicação e Apresentação, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá o exemplo, "em locais solenes, use atitudes mais solenes e, em palestra para jovens, esteja mais alegre e mais à vontade. A fisionomia, a voz e a gesticulação devem ser usadas de acordo com o momento, o local e o público".

Equipe de Redação 22-08-2012 Treinamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.