Saiba como se tornar um leitor mais eficiente

Leitura rápida diminui a compreensão é um mito

Curso de leitura dinâmica

Aprender a ler com maior velocidade e compreensão requer, antes de tudo, perseverança e muita vontade. É preciso ter coragem para desaprender e aprender, pois se trata de mudança de hábito, mas a recompensa é muito grande e, por isso, vale a pena insistir no aprendizado.

A leitura não é nada mais do que a decodificação de símbolos gráficos por meio da visão, que capta o estímulo para ser lido pelo cérebro. Após esse processo, percebemos e interpretamos o estímulo (palavras, números, etc) e organizamos, segundo nosso conhecimento anterior, integrando-o no nosso cotidiano. O cérebro é que lê e não os nossos olhos.

Há pessoas que pensam que a leitura rápida diminui a compreensão, entretanto, isso não é verdade. A leitura rápida aumenta a compreensão e memorização devido à necessidade de maior concentração, obrigando o cérebro a elaborar imagens mentais que guardará as informações por mais tempo. Quando lhe pedem para contar a história do livro que você leu, você o faz porque quando leu, a sua mente desprezou as palavras e guardou o enredo. É o que chamamos de memória em longo prazo.

Quando lemos algumas palavras ou números para utilizarmos naquele momento, após usá-los, esquecemos imediatamente. Nesse caso, estamos utilizando a memória em curto prazo.

O curso "Leitura Dinâmica", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra como usar a sua capacidade de raciocínio, memorização, adaptabilidade e capacidade de aprendizagem para se transformar em um leitor muito eficiente, com práticas simples. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Marcos Antônio Barbosa, PhD e consultor de empresas de grande experiência.

http://www.youtube.com/watch?v=5fl85Jmpg-Q

Marconi Vieira 21-10-2010 Treinamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.