Técnicas para melhorar sua comunicação oral

A preocupação com questões da voz tem motivado muita gente a procurar cursos, orientação de fonoaudiólogos e literatura especializada

Diversas técnicas de impostação de voz

A sua maneira de falar, o tom de sua voz, isto é, a entonação e a modulação, podem transmitir, para seu interlocutor, pistas ou informações que o levarão a identificá-lo com este ou aquele outro personagem ou um tipo de pessoa. Nesse sentido, pode lhe dar mais ou menos credibilidade e interferir no seu relacionamento pessoal ou sucesso profissional. Assim, pessoas com voz cavernosa, gutural, voz muito grossa ou muito fina são capazes de prejudicar a imagem e, independentemente da competência, afetar a ascensão na carreira. Ultimamente, a preocupação com questões da voz tem motivado muita gente a procurar cursos, orientação de fonoaudiólogos e literatura especializada.

A voz, assim como os olhos, tem grande poder de revelar o estado físico e emocional da pessoa, demonstrando se ela está alegre, triste, apressada ou segura. Para perceber isso melhor, preste atenção nas pessoas quando estiverem falando ao telefone, principalmente aquelas que você já conhece.

A voz deve ter sempre grande intensidade emocional na interpretação, de acordo com o ambiente, o assunto e o público, podendo apresentar tonalidade suave e agradável, mistura de meiguice, brandura, paz e sossego. A firmeza e franqueza na voz, muitas vezes, são necessárias para facilitar a mensagem que se quer transmitir, mas devem ocorrer de forma que não agridam os ouvintes, para não provocar reações negativas.

Falar é um ato cotidiano com o qual nos comunicamos com o mundo. Um processo bem mais complicado do que se imagina, passa pela respiração, digestão e até pelo convívio social. Trocar letras, falar rápido demais ou gaguejar são problemas frequentes, mas que podem ser corrigidos, eliminando inseguranças e o medo de enfrentar situações.

O curso "Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de apresentar técnicas simples para melhorar sua dicção, pronúncia e entonação, ou seja, informações que vão orientá-lo a usar corretamente sua voz e, consequentemente, melhorar o seu desempenho na oratória. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Flávia Siqueira de Oliveira Rosa, fonoaudióloga do Centro de Formação Profissional Castro Mendes, de Campinas - SP.

http://www.youtube.com/watch?v=vDABucZ7u6c

Marconi Vieira 18-10-2010 Treinamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.