Dicas para realizar uma boa candidatura para prefeito

O candidato só garante a grande maioria dos votos quando o eleitor encontra vantagens para votar nele

O candidato só garante a grande maioria dos votos quando o eleitor encontra vantagens para votar nele

 

Embora diga-se que o eleitor tem memória curta, existem indicações fortes quanto às exigências da população em relação aos políticos. Na verdade, o eleitor está, a cada campanha, mais esclarecido e mais contestador. Suas preocupações começam com o perfil pessoal e profissional do candidato, a plataforma de governo e os compromissos assumidos, indo até a dimensão e a qualidade da campanha.

As funções do prefeito são conhecidas pelos cidadãos. Por isso, ele é cobrado a executar e a cumprir as leis aprovadas pela Câmara dos Vereadores, a apresentar projetos de lei que atendam às necessidades do povo e a vetar aqueles prejudiciais à comunidade. Daí a importância da eleição para prefeito.

1º passo: Escolha e preparação do candidato

Não existe receita para escolher um bom candidato a prefeito e não basta escolher dentre os que tenham princípios éticos, morais ou determinado nível de formação. A grande maioria dos votos o candidato só garante quando o eleitor encontra vantagens para votar nele.

Pode-se até comparar o candidato a um produto colocado no mercado. O que leva o consumidor a  optar por um determinado produto? Além do preço, três outros fatores são fundamentais: qualidade, marca e embalagem.

É dessa mesma forma que o eleitor avaliará o candidato:

Pela qualidade: O histórico do candidato. O passado, a capacidade profissional, as posições políticas e sociais, a vida comunitária, a trajetória política e as qualidades de caráter.

Pela embalagem: Aparência, postura, boas maneiras, fisionomia e simpatia.

Pela marca: O candidato se destaca como pessoa e como profissional, assim como se manisfesta o seu carisma pessoal. Segundo o IBOPE de 2000, algumas das qualidades que os eleitores mais levam em consideração na hora de escolher um candidato são:

1.Ser honesto: 59%

2.Ouvir o povo: 31%

3.Ser competente: 31%

2º passo: Preparação da plataforma de governo

Em campanha eleitoral, um tema mal escolhido ou mesmo uma frase mal colocada em

discurso ou entrevista podem significar a derrota. Assim, conhecer as expectativas do eleitor e os reais problemas do município são fundamentais para definir o discurso do candidato e os rumos da campanha.

  Guia para a elaboração da plataforma de trabalho e plano de governo

Quais são os grandes problemas do município?

Quais são as grandes preocupações dos eleitores com relação ao município e ao seu futuro?

Qual é a vocação do município?

Quais as potencialidades naturais e geográficas do município?

Quais são as maiores deficiências do município?

Equipe de Redação 03-05-2012 Treinamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.