Uma boa postura no palco conquista o público imediatamente

É extremamente importante que a linguagem corporal acompanhe a mensagem transmitida

Curso Como Falar em Público

Na comunicação interpessoal, a linguagem corporal, ou linguagem silenciosa, é o recurso mais importante que o orador pode possuir, seguido pela tonalidade de voz e pela escolha das palavras, respectivamente.

Ao entrar no palco, com segurança, passo firme, cumprimentando o auditório, olhando nos olhos dos participantes e com um sorriso discreto, está sendo feita a primeira utilização da comunicação corporal. Com esses gestos simples, inicia-se a conquista imediata da simpatia de todos.

O professor Marcos Antônio Barbosa, coordenador técnico do curso Falando em Público, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá uma dica valiosa, “o corpo não deve indicar excesso de humildade, nem de arrogância, olhando por cima do auditório, a não ser que seja necessário teatralizar 'arrogância' ou 'humildade' dentro do contexto da fala.”

Quando estiver caminhando, os braços devem balançar normalmente. Se você ficar atrás de uma mesa, pode apoiar os braços nela, porém, evitando inclinar o corpo para frente. Daí por diante, o movimento dos braços e os gestos com as mãos deverão ocorrer naturalmente, de acordo com as palavras e com a mensagem que estiver passando aos ouvintes.

Na apresentação de pé, as pernas devem ficar paradas, dando bom equilíbrio e jogando o peso do corpo sobre uma e outra, alternadamente, para descansar. A distância entre as pernas deve ser de, aproximadamente, 20 centímetros.

Na apresentação em que o palestrante fica sentado, a perna pode ser posicionada uma ao lado da outra com os dois pés no chão, ou colocar uma sobre a outra, cruzando-as e ficando com um pé no ar, trocando-os periodicamente para não se cansar.

A cabeça deve estar sempre bem equilibrada com o corpo, não deixando-a pender para os lados, para trás ou para frente, a não ser, quando necessário representar esses movimentos em caso, por exemplo, de fatos afirmativos ou negativos.

http://www.youtube.com/watch?v=VikU9IelS8k

Marconi Vieira 05-01-2011 Treinamento

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.