Motorista particular: como se dar bem nesta profissão

Se você pretende ser tornar um motorista particular, a primeira coisa que deve saber é que esta profissão pode ser regida por regimes trabalhistas diferentes. O motorista particular pode ser considerado um empregado doméstico, quando prestar serviços de natureza contínua, e de finalidade não

Um motorista particular deve sempre ficar atento ao seu asseio pessoal procurando tomar, pelo menos, um banho por dia, manter os cabelos curtos e a barba bem feita

  Mantenha o uniforme de trabalho sempre limpo e bem passado

Se você pretende ser tornar um motorista particular, a primeira coisa que deve saber é que esta profissão pode ser regida por regimes trabalhistas diferentes. O motorista particular pode ser considerado um empregado doméstico, quando prestar serviços de natureza contínua, e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, como:

  • Levar pessoas ao trabalho;
  • Levar as crianças ao colégio;
  • Levar pessoas às compras;
  • Buscar pessoas em casa; e
  • Outras tarefas relacionadas apenas à família e que não apresentem fins lucrativos.

O motorista particular pode também realizar algum transporte para a empresa do empregador. Essa prática faz de seu serviço uma atividade não doméstica, uma vez que as empresas têm fins lucrativos e o motorista particular passa a ser considerado um funcionário da empresa.

Imagem pessoal

Pessoas que utilizam os serviços de um motorista particular são geralmente de poder aquisitivo elevado e pertencem à alta classe social. Pessoas assim, costumam frequentar locais refinados onde existem outras de grande importância social, política ou econômica. Por isso, é importante que o motorista esteja sempre bem apresentado.

A roupa é muito importante no exercício de qualquer profissão. No caso do motorista particular, o professor Plácido Soares, coordenador do Curso Treinamento de Motorista Particular, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, aconselha que o motorista utilize uma calça escura com camisa clara e gravata também escura.

Fique atento às seguintes dicas a respeito dos cuidados que devem ser mantidos em relação a vestimenta de um motorista particular:

  • Mantenha o uniforme de trabalho sempre limpo e bem passado.
  • O tamanho do uniforme deve ser adequado ao manequim do motorista, para que não fique nem muito apertado nem muito solto, uma vez que ambas as situações contribuem para um imagem negativa do profissional.
  • Os sapatos também devem estar sempre bem engraxados. Sapatos sujos dão uma impressão de desleixo e falta de higiene.

Um motorista particular deve sempre ficar atento ao seu asseio pessoal, procurando tomar, pelo menos, um banho por dia, manter os cabelos curtos, a barba bem feita, e as unhas sempre cortadas. A postura e o comportamento do motorista também são essenciais para que ele seja um profissional bem sucedido neste ramo. Procure dirigir com postura, não fumar enquanto estiver dirigindo, tente se comunicar em tom de voz audível, sem gritar, e dirija sempre com uma expressão séria, porém simpática.

Equipe de Redação 24-01-2013 Treinamento

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.