Primeiros Socorros - cuidado imediato prestado a alguém ou a si mesmo

Os Primeiros Socorros referem-se ao cuidado imediato prestado a uma pessoa acometida por um acidente ou mal súbito, na forma de um atendimento temporário, no local do ocorrido, até a chegada do atendimento médico apropriado ou até que seja assegurada uma chance de recuperação.

Nos Primeiros Socorros se faz necessário reconhecer as condições que põem a vida da vítima em risco e tomar as atitudes necessárias para mantê-la viva e na melhor condição possível

  Os primeiros socorros podem ser prestados tanto por pessoas leigas, desprovidas de conhecimento aprofundado de atendimento, quanto por profissionais da saúde devidamente capacitados

Os Primeiros Socorros referem-se ao cuidado imediato prestado a uma pessoa acometida por um acidente ou mal súbito, na forma de um atendimento temporário, no local do ocorrido, até a chegada do atendimento médico apropriado ou até que seja assegurada uma chance de recuperação.

Nos Primeiros Socorros se faz necessário reconhecer as condições que põem a vida da vítima em risco e tomar as atitudes necessárias para mantê-la viva e na melhor condição possível, até que se obtenha atendimento especializado. Quando adequadamente aplicados, os primeiros socorros podem significar a diferença entre a vida e a morte, entre uma recuperação rápida e uma longa hospitalização, ou entre uma incapacidade temporária e uma incapacidade permanente.

Os Primeiros Socorros envolvem mais do que fazer algo pelos outros, incluem, também, os cuidados que as pessoas podem aplicar em si mesmas em uma urgência. Os primeiros socorros não solucionam o problema, mas permitem que a vítima aguarde ajuda em relativa segurança.

O principal objetivo da prestação dos primeiros socorros é salvar a vida. É proteger a vítima contra maiores danos, até a chegada do atendimento especializado.

Os principais objetivos dos primeiros socorros são:

1.Reconhecer situações que ponham a vida em risco; 2.Aplicar técnicas de atendimento adequado sempre quando  necessário; 3.Controlar focos de sangramento; 4.Tratar de outras condições que ponham a vida em risco; 5.Minimizar o risco de outras lesões e complicações à vítima, evitar focos de infecção; 6.Deixar a vítima o mais calma e confortável possível; 7.Providenciar atendimento especializado o mais precoce possível; 8.Providenciar o transporte adequado à vítima.

Como agir em situações de urgência

Os primeiros socorros podem ser prestados tanto por pessoas leigas, desprovidas de conhecimento aprofundado de atendimento, quanto por profissionais da saúde devidamente capacitados. Quando o indivíduo se propõe a prestar os primeiros socorros deverá, antes de qualquer atitude, manter a calma, paciência, ter capacidade de liderança e bom senso. Também precisa estar bem esclarecido quanto ao limite de sua ação.

Luciana Pereira de Moraes, coordenadora do Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que em casos de acidentes graves, mal súbito ou ainda sempre que você não se sentir apto a prestar socorro a uma vítima, solicite ajuda especializada ligando para o atendimento especializado e informando ao atendente o endereço e o histórico do acontecimento.

Equipe de Redação 03-05-2013 Treinamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.