Conheça as principais doenças do peixe Betta

Se você seguir alguns procedimentos simples e fáceis, as principais doenças do peixe Betta jamais o atingirão e ele permanecerá belo e saudável.

Algumas das principais doenças do peixe Betta são causadas por vírus e bactérias, outras por fungos, mas há também as geradas por protozoários ou parasitas

Conheça as principais doenças do peixe Betta
Para manter o peixe Betta saudável, mantenha a água do aquário constantemente limpa e livre de qualquer produto químico. Foto: Moisés Silva Lima.

Há inúmeras doenças que podem acometer o peixe Betta. Algumas são causadas por vírus, outras por fungos, mas há também as geradas por bactérias, protozoários ou parasitas. A boa notícia é que se você seguir alguns procedimentos simples e fáceis, as principais doenças do peixe Betta jamais o atingirão e ele permanecerá belo e saudável.

Doenças viróticas

Os principais meios de transmissão do vírus ao peixe Betta são as pedrinhas e as decorações contaminadas, sujas, ou com restos de comida acumulados, além de peixes recém-adquiridos que chegam ao aquário. Caso isso aconteça, o melhor é trocar a água inúmeras vezes e isolar os peixes doentes até que melhorem.

Doenças bacterianas

Caso você perceba que seu Betta está apático, arredio e sem se alimentar, provavelmente algumas bactérias o contaminaram. Quando isso ocorre, simultaneamente surgem algumas manchas no corpo do peixe, além de feridas. A principal medida a ser tomada é isolar o Betta e trocar a água do aquário, inúmeras vezes, até que o seu sistema imunológico acabe com a infecção.

Doenças causadas por protozoários

Os protozoários podem atacar o peixe Betta pela pele, pelas brânquias, pela boca e pelos olhos. Quando isso ocorre, o peixinho fica muito doente. Por isso, ele deve ser tratado o quanto antes, isolando-o e trocando a água do aquário, com frequência, até que se recupere.

Demais doenças do peixe Betta:

Constipação

O peixe não come, fica com o estômago inchado e não elimina as fezes. Isso ocorre por excesso de alimentação.     

Doença do lodo

O peixe apresenta uma espécie de lodo acinzentado no corpo ou nas barbatanas. Isso faz com que ele se esfregue nos objetos do aquário.

Velvet

O peixe apresenta coloração dourada ou amarronzada no corpo ou nas barbatanas, como se fosse pulverizado com ouro.

Quando o peixe Betta está doente, ele:

- Permanece no fundo do aquário;
- Nada em círculos;
- Esfrega-se no cascalho ou em outros objetos;
- Deixa as barbatanas rentes ao corpo;
- Apresenta manchas incomuns no corpo e nas barbatanas;
- Apresenta nadadeiras desfiadas;
- Não se alimenta;
- Mostra-se letárgico;
- Apresenta corpo e olhos inchados;
- Apresenta vermelhidão nas brânquias;
- Apresenta escamas eriçadas.

Por isso, fique sempre atento ao comportamento do seu peixe Betta, mantenha a água do aquário constantemente limpa e livre de qualquer produto químico, com o pH e a temperatura adequados, ressalta o professor especialista Manuel Vazquez Vidal Júnior, do Curso CPT Produção de Peixes Ornamentais.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: WikiHow e Peixebetta Net.

Andréa Oliveira 03-06-2015 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.