Conheça o peixe Jundiá (Rhamdia quelen)

Conheça o peixe Jundiá (Rhamdia quelen). Sua desova acontece em rios e remansos - com água límpida, sem correnteza e fundo coberto de pedriscos.

O peixe jundiá é um peixe de água doce, que se reproduz na primavera e no verão

Conheça o peixe Jundiá (Rhamdia quelen)

O peixe de água doce Rhamdia quelen, conhecido popularmente como jundiá, mandi-guaru e bagre-sapo, vive em rios e remansos. A espécie é própria da América do Sul, mais especificamente do Rio Grande do Sul. Classificado como peixe onívoro, mas tendente a piscívoro e bentônico, o Jundiá alimenta-se de restos vegetais, crustáceos e insetos, além de peixes - preferencialmente lambaris.

Sua desova acontece em rios e remansos - com água límpida, sem correnteza e fundo coberto de pedriscos. O jundiá não possui cuidado parental, como ocorre com algumas espécies de peixes. Sua reprodução ocorre duas vezes ao ano nas estações: primavera e verão. Isso porque o peixe prefere temperaturas mais quentes para copular. No inverno, suas atividades são reduzidas consideravelmente.

Não possui escamas, mas sim couro. A coloração do seu ventre é esbranquiçada. Trata-se de uma espécie com grande potencial para o cultivo na aquicultura, pois apresenta crescimento acelerado e boa adaptabilidade ao sistema intensivo de criação. Além disso, possui boa indução à reprodução e alta taxa de fecundação. Sua carne é tenra e saborosa, com baixas calorias. Quando adulto, o jundiá pode chegar a 3kg de peso.

No cativeiro, é preciso cuidado para que o jundiá não seja acometido por fungos na parte dorsal ou bactérias na parte ventral. Por tais motivos, o piscicultor deve monitorar a qualidade da água e a temperatura, além do pH e da salinidade da água. Não podemos nos esquecer da limpeza dos tanques. Outra recomendação é não criar o jundiá com traíras, pois elas atacam esse peixe, o que causa sérias feridas.

Fontes: Canal Rural e Cursos CPT.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Piscicultura.

Andréa Oliveira 23-06-2017 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.