Dicas de criação de camarão-de-água-doce

Dicas de criação de camarão-de-água-doce. Ela é relativamente mais simples que a de camarões marinhos e pode ser realizada em propriedades de pequeno, médio ou grande porte.

A criação de camarões-de-água-doce é relativamente mais simples que a de camarões marinhos e pode ser realizada em propriedades de pequeno, médio ou grande porte

Dicas de criação de camarão-de-água-doce

A criação de camarão-de-água-doce pode adotar o sistema integrado de cultivo com peixes não carnívoros. No policultivo, podem ser criados juntos camarão e tilápias, carpas-comuns ou prateadas, ou ainda peixes ornamentais. Com isso, o piscicultor aumenta a rentabilidade do seu criatório, assim como alcança um bom faturamento mensal. O retorno do investimento pode chegar entre 4 a 7 anos.

"A criação de camarões-de-água-doce é relativamente mais simples que a de camarões marinhos e pode ser realizada em propriedades de pequeno, médio ou grande porte, localizadas próximo ao litoral ou no interior", afirma Wagner Cotroni Valenti, professor especialista do Curso CPT Curso Cultivo de Camarões-de-Água-Doce.

No Brasil, a espécie mais indicada para criação é o camarão-da-malásia (Macrobrachium rosenbergii) - alguns o conhecem como Lagostim-de-água-doce ou Pitu. Seus principais produtores são Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Uma das principais vantagens dessa espécie é o rápido desenvolvimento - alcança até 30 gramas com apenas cinco meses de vida (já ideais para o comércio). Também são comercializadas as pós-larvas - após dois meses de desenvolvimento das ovas, para o abastecimento de outros criadores.

Em que estágio os crustáceos são adequados para iniciar a criação?

Quem vai iniciar a criação de camarões-de-água-doce deve adquirir os crustáceos de laboratórios comerciais - preferencialmente no estágio de pós-larva (cerca de 1 cm de comprimento), pois eles são adequados para irem direto para os tanques de recria.

Quais os fatores ambientais propícios para a criação?

A temperatura da água deve ficar na casa dos 28 a 30 °C, o pH entre 7 e 9, a dureza da água de 20 a 150 mg/l, a transparência de 20 a 40 centímetros e o terreno com 5% de declive (em solo argiloso).

Quais os tanques ideais para a criação?

A melhor opção são tanques escavados com fundo de terra - entre 250 e 5.000 m² e de 90 cm a 1,3 m de profundidade.

Como alimentar os camarões?

Em geral, os camarões-de-água-doce comem micro-organismos bentônicos (outros crustáceos, moluscos, larvas de insetos aquáticos), além de vegetais. Para obter resultados ainda melhores, forneça rações peletizadas ou extrusadas de alta densidade para camarões marinhos.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 09-05-2016 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.