5 plantas condimentares e medicinais para cultivar em casa

Existem plantas condimentares, que apresentam princípios ativos benéficos à saúde humana e são de fácil cultivo

5 plantas condimentares e medicinais para cultivar em casa

“Existem plantas condimentares, que apresentam princípios ativos benéficos à saúde humana e são de fácil cultivo. O alecrim alivia dores musculares, o orégano combate infecções, o tomilho retarda o envelhecimento, a sálvia combate bronquite e o manjericão melhora a visão. Estas são apenas algumas características dentre tantas outras concernentes a essas milagrosas, aromáticas e saborosas ervas”, ressalta José Damião de Jesus Filho, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT a Distância e Online Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares.

Alecrim


O alecrim é uma planta condimentar usada para temperar carnes, principalmente carne suína, além de ser ingerida em chás digestivos. Até mesmo quem tem pouco tempo para se dedicar à horta, consegue bons resultados no cultivo do alecrim. Uma de suas principais vantagens é a capacidade de permanecer cerca de três dias sem regas. Em hipótese alguma, o solo deve ficar encharcado, pois ele prefere solos mais secos. A colheita do alecrim pode ocorrer 90 dias após o plantio.

Orégano


O orégano apresenta aroma e sabor, que enriquecem pizzas e molhos ao sugo. A erva também pode ser usada como chá no tratamento de asma. Para o cultivo caseiro, a recomendação é que a planta condimentar permaneça em local com temperatura em torno de 25°C. A boa luminosidade garante ao orégano o pleno desenvolvimento das folhas. Por esse motivo, ele requer, diariamente, 4 horas de luz direta do sol por dia. Sua colheita pode ser feita quando atingir 20 centímetros de altura.

Tomilho


O tomilho é usado como condimento em carnes cozidas e óleo essencial no tratamento de várias doenças. A erva condimentar se adapta bem a várias temperaturas – desde 4°C até 28°C. Suas regas devem ocorrer, a cada dois dias, pois o excesso de umidade reduz o seu aroma. Assim como o orégano, ele requer muita luminosidade para crescer vigoroso (5 horas de luz direta do sol diariamente). Cerca de 90 dias após o plantio, a planta pode ser colhida, pois suas folhinhas estão no auge de desenvolvimento.

Sálvia


O uso da sálvia como condimento deve ser moderado, pois a planta apresenta aroma e sabor bem marcantes. Carnes com gordura ficam muito saborosas quando temperadas com essa erva. Ao contrário do orégano e do tomilho, a sálvia prefere temperaturas mais baixas para se desenvolver melhor. Ainda assim, ela requer 2 horas diárias de sol (no mínimo). As regas devem ser contínuas e moderadas, para que o solo permaneça úmido (não encharcado), pois ela não suporta solo seco. A colheita da sálvia acontece 120 dias após o plantio.

Manjericão


Perfeito em molhos e omeletes, o manjericão pode ser usado com fins medicinais em xaropes e tinturas. A temperatura ideal para cultivo deve ultrapassar 18°C, pois ele não tolera climas muito frios – na verdade, ele é pouco resistente a climas extremos. Local com alta luminosidade (3 horas de pleno sol por dia) favorece o seu desenvolvimento. As regas devem ser diárias, mas sem exagero – solos encharcados podem apodrecer as raízes. Sua colheita pode ser realizada 90 dias após o plantio.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Plantas Medicinais.

Leia o artigo "Saiba como usar 7 plantas medicinais incríveis."

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 27-06-2019 Plantas Medicinais

Faça já o Download Grátis

Download brinde Plantas Medicinais

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.