Aprenda a plantar coentro de forma fácil e simples

Sob condições favoráveis em estufas, canteiros a céu aberto ou varandas, o coentro produz com vigor durante todo o ano

Aprenda a plantar coentro de forma fácil e simples

“O coentro, conhecido cientificamente como Coriandrum sativum, é uma planta condimentar de fácil plantio e cultivo, em vasos e jardineiras, dentro ou fora de casa. Sob condições favoráveis em estufas, canteiros a céu aberto ou varandas, essa planta aromática produz com vigor durante todo o ano”, explica Celso Trindade, especialista em Plantas Medicinais e Aromáticas e professor do Curso CPT Cultivo e Uso de Plantas Condimentares.

Aquisição das sementes


As sementes de coentro são comercializadas em envelopes de até 10 gramas, para cultivos domésticos, e em baldes de até 5 quilos, para cultivos comerciais. Em ambos os casos, elas devem ser adquiridas em lojas físicas ou virtuais com boas referências para que apresentem carga genética seja de qualidade.

Condições de temperatura


O coentro é exigente em água e sol. Quando o fotoperíodo é longo e a temperatura é elevada, o florescimento do coentro é favorecido. Temperaturas entre 20°C e 30°C estimulam a germinação das sementes. Enquanto as temperaturas entre 18°C e 25°C propiciam o seu desenvolvimento vegetativo. Por outro lado, temperaturas excessivamente baixas ou ocorrências de geadas comprometem o cultivo de coentro.

Condições de solo


O solo deve apresentar boa permeabilidade e fertilidade, além de pH acima de 6. Para corrigir a acidez, após a análise do solo em laboratório, basta aplicar calcário dolomítico três meses antes do plantio do coentro.

Dicas de plantio


Para plantar coentro em 1 hectare, são necessários 30 quilos de sementes de qualidade. O plantio é realizado diretamente em canteiros com 30 centímetros de altura (ou mais) e 1,10 metro de largura.

O espaçamento deve respeitar as distâncias de 0,08 metro (entre plantas) e 0,2 metro (entre linhas). Em geral, são distribuídas três fileiras longitudinalmente. Isso não descarta a possibilidade de plantá-las transversalmente ao longo do canteiro.

Dicas de adubação


Na adubação química, são aplicados NPK, na proporção 4-14-8, além de ZnSO4 (sulfato de zinco) e Na₂[B₄O₅(OH)₄]·8H₂O (borato de sódio). Já na adubação orgânica do coentro, é utilizado esterco curtido de galinhas. Cerca de 25 dias após a germinação e 20 dias após o semeio, é importante realizar a adubação de cobertura. Depois, são realizadas duas adubações de cobertura com (NH₄)₂SO₄ (sulfato de amônio).

Dicas de irrigação


A irrigação do coentro deve ser realizada ao longo do ciclo produtivo da planta condimentar, mas principalmente três semanas após as plântulas emergirem.

Época da colheita


A colheita de coentro ocorre em torno de um mês após a semeadura. O procedimento deve ser realizado no período mais fresco do dia, pois as folhas de coentro podem murchar com o calor.

Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:

Cultivo e Uso de Plantas Condimentares

Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares

Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 27-10-2020 Plantas Medicinais

Faça já o Download Grátis

Download brinde Plantas Medicinais

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.