Quais os benefícios do óleo essencial de capim-limão?

Com aroma cítrico característico, o óleo essencial de capim-limão é extraído das folhas e dos caules da planta medicinal

Quais os benefícios do óleo essencial de capim-limão?

O óleo essencial de capim-limão é extraído das folhas e dos caules da planta medicinal. Com aroma cítrico característico, o óleo essencial de lemon grass, como também é conhecido, é usado no tratamento da ansiedade, do estresse, da depressão, da pressão alta e dos problemas digestivos, além de proporcionar outros benefícios para a saúde humana. Não é mera coincidência que ele seja famoso na aromaterapia.

Poderoso antioxidante


O óleo essencial de capim-limão é um antioxidante poderoso, que auxilia no combate aos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce, além de doenças degenerativas. Quando usado em bochechos, ele também alivia a gengivite.

Ação analgésica


O óleo essencial de capim-limão contém citral, que apresenta ação analgésica. Além de aliviar a dor, ele reduz a inflamação causada pela artrite de 80% para 50% em um mês.

Ação anti-inflamatória


O citral presente no óleo essencial de capim-limão apresenta ação anti-inflamatória aliviando as dores da artrite. Além disso, ele trata edemas e previne doenças cardiovasculares e câncer.

Ação antibacteriana


O óleo essencial de capim-limão apresenta ação antibacteriana, sendo um excelente remédio natural para tratar feridas e prevenir infecções de pele, infecções no sangue, infecções intestinais graves e até mesmo pneumonia.

Ação antifúngica


O óleo essencial de capim-limão apresenta ação antifúngica combatendo alguns tipos de fungos causadores de micose. Entretanto, para surtir os efeitos esperados, a solução deve ser de 2,5%.

Além disso, o óleo essencial de lemon grass:

Combate a ansiedade e o estresse


Usado na aromaterapia, o óleo essencial de lemon grass combate a ansiedade e o estresse. Principalmente porque controla a pressão arterial diastólica tornando-a mais baixa.

Reduz a diarreia


O óleo essencial de lemon grass reduz a diarreia, o que foi comprovado em pesquisa realizada com a introdução de óleo de rícino no paciente.

Previne úlcera gástrica e alivia náusea


O óleo essencial de lemon grass trata inúmeros problemas digestivos, desde dores de estômago e náuseas até úlceras gástricas.

Regula o açúcar e a gordura no sangue


O óleo essencial de lemon grass reduz o açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2. Além disso, ele controla os parâmetros lipídicos reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL).

Alivia dores de cabeça e enxaquecas


O óleo essencial de lemon grass alivia dores de cabeça e enxaquecas. Tudo graças ao composto eugenol, que apresenta propriedades parecidas com as da aspirina. Além disso, o eugenol libera serotonina, hormônio regulador do humor e do sono.

Conheça os Cursos CPT:

Produção de Óleos Essenciais

Florais - Preparo e Utilização

Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais 

Fonte: ecycle.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 01-09-2021 Plantas Medicinais

Faça já o Download Grátis

Download brinde Plantas Medicinais

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.