Como avaliar a qualidade do ovo pelo método visual

Avaliar a qualidade do ovo não é nada simples. Principalmente quando se trata de um alimento envolvido em sua “embalagem natural”: a casca.

Alguns fatores físicos podem indicar a qualidade do ovo, como casca trincada ou bolor na embalagem comercial

Como avaliar a qualidade do ovo pelo método visual

Avaliar a qualidade do ovo não é nada simples. Principalmente quando se trata de um alimento envolvido em sua "embalagem natural": a casca. Então, como podemos saber se a gema e a clara estão frescas, ou ainda se não há agentes contaminantes que já invadiram seu ambiente interno? Parece impossível, mas alguns fatores físicos (no ovo ou na embalagem) podem indicar a boa ou a má qualidade do ovo.

Período de validade

O período de validade é essencial para garantir a qualidade no momento da compra. Devem ser avaliados a data de fabricação (postura) e o término da validade. Como o ovo é muito perecível, principalmente em temperatura ambiente, ele deve ser consumido em até 20 dias após a postura.

Infelizmente, não é o que acontece no mercado consumidor. As embalagens apresentam somente a data quando o ovo foi embalado e não a data da postura da galinha. Ou seja, muitas vezes consumimos ovos que já estão velhos e, portanto, perderam sua qualidade.

Embalagens

Muitas embalagens comerciais de papelão (ou material similar) não estão de acordo com o padrão de qualidade exigido por legislação. Se alguma delas apresentar mofo ou bolor, certamente os ovos não serão de qualidade, pois pode ter ocorrido contaminação devido à microporosidade da casca.

Quanto às embalagens plásticas, se estas apresentarem vapor de água condensado em seu interior, o produto não teve um armazenamento adequado. Provavelmente, ele foi acondicionado em ambiente com alta temperatura e, portanto, não deve ser consumido.

Casca

Se os ovos apresentarem casca com rachaduras (ou qualquer outro dano visível), não devemos comprá-los. Com a casca trincada ou quebrada, microrganismos prejudiciais à saúde invadiram o seu conteúdo interno, causando a deterioração do produto. Com isso, o seu consumo pode colocar em risco a sua saúde. Portanto, todo cuidado é pouco!

Considerações finais

Verifique também onde o produto é acondicionado quando na prateleira de mercados ou armazéns. Os ovos devem estar em local fresco, bem arejado, sem umidade e limpo. O mesmos cuidados devem ser tomados quando os ovos estiverem na sua geladeira. Não deixe que no local acumule água e sujidades. Caso contrário, a umidade e a sujeira penetrarão através dos poros microscópicos presentes na casca.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Esalq.



Andréa Oliveira 07-10-2015 Segurança Alimentar

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.