Alimentos Alternativos para Suínos - Grãos

Os grãos são ótimos alimentos alternativos para suínos, uma vez que encontram-se vários nutrientes necessários para os porcos.

Alimentação Alternativa para Suínos - Grãos

Os grãos são utilizados em larga escala na alimentação alternativa para suínos por serem ótimas fontes de energia e conterem muita fibra, o que é essencial para o funcionamento adequado do intestino dos porcos. Também são ricos em vitaminas E e complexo B, além de minerais, como ferro, e fósforo. Vale ressaltar que a alimentação dos porcos não deve limitar-se a somente um tipo de alimento, porque poderá faltar certos componentes nutricionais fundamentais para o suíno. O ideal é que se use diferentes tipos de alimentos, obedecendo à necessidade nutricional dos suínos.

Soja:
A soja é uma excelente forragem para os porcos, não só para ser pastada, como para ser fornecida em forma de feno. Os grãos de soja também constituem um ótimo alimento para os porcos. A soja adapta-se aos mais variados solos e climas; encontra, em nosso país, um ótimo ambiente para prosperar, tendo somente a desvantagem de ser uma forrageira anual.
Por se tratar de uma leguminosa, é um alimento altamente recomendado para os leitões em fase de  crescimento, uma vez que é rica em proteína e cálcio. Em alguns casos, pode até substituir a alfafa na alimentação dos suínos. No solo onde a alfafa não pode ser economicamente cultivada, a soja vem resolver o problema da produção de leguminosas como suprimento forrageiro. Não sendo tão exigente quanto a alfafa, sua cultura é mais fácil e muito vantajosa, não só para ser adicionada às rações, como para ser utilizada em pastejo pelos porcos.

Soja Perene:
A soja perene é muito indicada para a formação de pastagem para suínos, podendo substituir a alfafa no pastejo. Quando a pastagem é exclusiva de soja perene, é conveniente utilizá-la apenas em pastejo para suínos depois de um ano a um ano e meio. Nos piquetes, o pastejo deve ser limitado de duas a três horas diárias. Assim, após os porcos receberem sua ração de concentrados, serão soltos nos piquetes onde irão pastar a leguminosa no prazo indicado.
Os porcos, mantidos em pastejo em piquetes, formados com soja perene, fazem uma economia de 40% na alimentação de concentrados. Além disso, fornece feno de excelente qualidade, que pode ser usado na alimentação dos suínos, entrando como componente na composição das rações. O feno pode ser reduzido à farinha, por meio do desintegrador, e utilizado na confecção de rações balanceadas, substituindo a alfafa.

Sorgo:
Dos sorgos forrageiros, o mais interessante é o capim-sudão que pode ser utilizado para pastejo dos suínos com grande rendimento. É uma planta de fácil cultivo e resistente à seca. Seus nutrientes são similares aos do milho, exceto no valor do extrato etéreo que, no sorgo, é menor. As culturas de capim-sudão devem ser utilizadas para pastejo dos porcos como suplemento verde da alimentação balanceada. Caso seja feito o devido ajuste na fórmula da ração, o sorgo poderá substituir o milho em cerca de 90% desta.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Suinocultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Sistema Orgânico de Criação de Suínos.

Conheça as principais alternativas que podem ser utilizadas na alimentação do animal:

Alimentos Alternativos para Suínos

Alimentos Alternativos para Suínos - Tubérculos e Raízes Tuberosas

Alimentos Alternativos para Suínos - Outros

Samia Andrade 27-09-2013 Suinocultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.