Alimentos Alternativos para Suínos - Outros

Além de tubérculos, raízes tuberosas e grãos, existem outros alimentos alternativos para suínos que podem ser utilizados.

Alimentação Alternativa para Suínos - Outros

Além de tubérculos, raízes tuberosas e grãos, existem alimentos alternativos para suínos, que variam desde caules e folhas até horta e frutas. Todos eles são essenciais para a alimentação dos porcos, porque suprem as necessidades nutricionais dos suínos. Da mesma forma, é possível  encontrar propriedades únicas, que podem auxiliar na produção para que não haja maiores gastos com compostos químicos. Confira abaixo quais são tais alimentos:

 

Bananeira:
A bananeira também pode constituir um bom alimento para os suínos quando a criação está localizada em região onde essa cultura é explorada. Os frutos imprestáveis à alimentação do homem e até mesmo os troncos e as folhas podem ser fornecidos aos porcos, que os consomem com voracidade.
A banana possui o valor nutritivo, que equivale ao da batata-doce e ao da mandioca, ou seja, são ótimos alimentos para os porcos. Os troncos de bananeiras podem ser utilizados como um vermífugo natural quando fornecidos para alimentação dos porcos.

Cana-de-açúcar:
A cana pode ser utilizada no arraçoamento dos porcos pela facilidade com que pode ser produzida em nosso meio. Os porcos chupam a cana e rejeitam o bagaço que, por ser muito rico em celulose, nenhuma utilidade tem para alimentação dos suínos. A cana triturada, servida na proporção de 10%, serve como fibra. Logo, não é necessário introduzir o farelo de trigo, produto caro, sem selo orgânico.

Hortas e Frutas:
Quando falamos de redução de custos na produção de suínos, logo assimilamos a horta propriamente dita. Há uma harmonia entre a produção desses animais com os vegetais: o elemento vegetal alimenta os suínos e os dejetos dos suínos "alimenta" o solo na forma de adubação e compostagem. O restante deve ser fornecido aos suínos; assim estamos garantindo o aporte de vitaminas, sem custo, e incrementando a rentabilidade da propriedade, pelo uso da cultura, agregando valores e diminuindo o custo de vitaminas sintéticas. Assim como os vegetais, todas as frutas produzidas podem ser utilizadas.

Rami:
O rami é uma planta perene e, em cultura bem orientada, pode produzir boa forragem durante muito tempo. É uma planta muito apreciada pelos suínos, que pode se constituir em uma excelente alimentação para esses animais. No entanto, é aconselhável fornecer o rami tenro aos porcos, época em que contém maior porcentagem de proteína e de vitamina A.
As folhas e os ponteiros do rami constituem as partes mais indicadas para o arraçoamento dos porcos, seja em estado verde ou fenada. O feno das folhas e ponteiros produz excelente farinha para a composição de rações para suínos, bovinos leiteiros e aves. É uma forragem que deve ser recomendada aos suinocultores brasileiros, pela facilidade de obtenção e pelos resultados práticos que podem ser obtidos na alimentação dos suínos.

Silagem:
A silagem do milho pode ser empregada na alimentação dos suínos de forma muito econômica. De modo geral, os porcos comem bem a silagem. O emprego de silagem de milho, suplementada com 30 a 40% de concentrados proteicos e de minerais por dia, reduz o custo da alimentação de 20% a 30% e favorece o aleitamento dos leitões.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Suinocultura, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Sistema Orgânico de Criação de Suínos.

Conheça as principais alternativas que podem ser utilizadas na alimentação do animal:

Alimentos Alternativos para Suínos

Alimentos Alternativos para Suínos - Tubérculos e Raízes Tuberosas

Alimentos Alternativos para Suínos - Grãos

Samia Andrade 27-09-2013 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.