Como manejar um apiário e produzir mel com qualidade

Exportação de mel cresce mais de quatro mil por cento em três anos

Manejo de apiário - mel de qualidadeA criação de abelhas gera diversos produtos, como: mel, própolis, geleia real, pólen, apitoxina e cera, sem contar os serviços de polinização que as abelhas podem prestar para a agricultura. Entretanto, obter esses produtos a partir de colmeias, de uma forma rentável, depende de dois fatores básicos: o planejamento e a instalação do apiário de forma racional, e o uso de tecnologias de manejo adequadas.

Tudo isso para atender aos mercados interno e externo cada vez mais crescentes. Para se ter ideia desse crescimento, basta dizer que no ano de 2000 foram exportadas 268 toneladas de mel, número que subiu para 2.490 toneladas em 2001 e passou das 12.000 mil toneladas em 2002, um crescimento de quatro mil por cento em apenas três anos. O maior cliente é os Estados Unidos, que ficaram com pouco mais de cinco mil toneladas, e em segundo lugar a Alemanha, com 4.800 toneladas.

Apesar do incrível avanço, esse mercado ainda tem muito a crescer. Voltando ao ano de 2001, resgata-se os índices que o Brasil perdia em volume produzido de mel para países como a Etiópia, o Quênia e Angola, sendo responsável por menos de 2% da produção mundial. Isso quer dizer que, de um mercado mundial que movimenta 440 milhões de dólares, o Brasil ficou com apenas 20 milhões em 2002.

O curso "Manejo do Apiário - Mais Mel com Qualidade", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra os segredos para se ingressar nesse mercado que cresce em ritmo tão acelerado. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, especialista em apicultura da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

http://www.youtube.com/watch?v=6vqwQJilYMc

Marconi Vieira 07-04-2010 Apicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.