Manejo do apiário

O primeiro processo a ser desenvolvido para a produção de um apiário é o manejo das colmeias. Na entressafra, são aconselhados três tipos de revisões nas colmeias de apiários fixos.

Enquanto as colmeias do apiário móvel permanecem à espera da nova safra, o apicultor pode fazer verificações periódicas das condições do local

   O manejo tem como principais objetivos: oferecer facilidade para a produção; garantir a presença de uma rainha em plena postura; controlar doenças e ataques de predadores

O primeiro processo a ser desenvolvido para a produção de um apiário é o manejo das colmeias. Na entressafra, são aconselhados três tipos de revisões nas colmeias de apiários fixos. São elas:

  • Nas vésperas da florada;
  • Durante a colheita de mel;
  • No início do inverno (em regiões onde temos um inverno mais rigoroso).

Na apicultura migratória, o apicultor sempre estará realizando, no mínimo, duas revisões básicas: de manutenção (antes de cada florada) e de produção (durante a colheita de mel). Depois de cada florada, enquanto espera a nova safra, a colmeia deve estar preparada para o período de menor disponibilidade de alimentos, quando a coleta de néctar e pólen praticamente não acontece. O espaço interno do ninho deve ser reproduzido, diminuindo-se o número de quadros de postura para a metade, ou seja, de três a quatro quadros. Nesta fase, a rainha faz bem menos posturas enquanto as abelhas operárias vivem mais tempo, por não estarem trabalhando fora da colmeia. Especialmente em regiões de clima frio, a redução do espaço também vai facilitar a manutenção da temperatura interna da colmeia.

Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, coordenador do Curso Apicultura Migratória - Produção Intensiva de Mel, elaborada pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "enquanto as colmeias do apiário móvel permanecem à espera da nova safra, o apicultor pode fazer verificações periódicas das condições do local, checando se o movimento de abelhas está normal e se as condições de segurança do apiário são mantidas".

Manejo das colmeias na safra

Manejar um apiário móvel para a produção, tem poucas diferenças de manejar um apiário fixo e a diferença é que a intervenção do apicultor acontece mais vezes. O manejo tem como principais objetivos: oferecer facilidade para a produção; garantir a presença de uma rainha em plena postura; controlar doenças e ataques de predadores; e fazer a colheita no momento certo, analisando a possibilidade de mais de uma colheita numa mesma florada.

Produção e introdução de rainhas

Se uma colmeia está sem a rainha, é possível criar uma nova a partir da colocação de um favo com ovos na colmeia. Esse método é conhecido como criação natural. É um processo eficiente, porém demorado. Considerando que a criação demora cerca de 16 dias, o voo nupcial ocorre até o nono dia de idade e as posturas começam após dois a quatro dias. Após um mês, as posturas poderão ser observadas, momento no qual uma florada poderá estar se encerrando.

A introdução de uma nova rainha, virgem ou já fecundada, é a solução mais rápida para garantir a imediata recuperação da colmeia. A rainha virgem pode ser produzida a partir do estímulo conhecido por orfanação. Em uma colmeia muito populosa, o apicultor deve retirar a rainha temporariamente, estimulando as operárias a construírem realeiras e criarem novas rainhas. Depois que estas realeiras são operculadas, contendo a pupa e o estoque de geleia real, elas podem ser retiradas e introduzidas em colmeias órfãs.

Equipe de Redação 08-11-2012 Apicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.