Como produzir pólen e geleia real

Produção nacional de pólen e geleia real são insuficientes para atender a demanda de mercado

Produção de pólen e geléia real

Até o ano de 2001, existiam no Brasil pelo menos 80 mil apicultores, a maioria microprodutores informais. Nesse mesmo ano, havia 1,5 mil empresas ligadas à atividade apícola registradas no país, oferecendo pelo menos 10 mil empregos diretos. Entretanto, não existem estimativas sobre o percentual de apicultores que se dedicam, esporadicamente ou profissionalmente, à produção de pólen e de geleia real.

Esses dois produtos não acompanharam o aumento explosivo do mercado de mel, mas continuam com alto valor no mercado e sua produção não atende à demanda. Isso ocorre porque as técnicas de produção estão menos desenvolvidas, havendo grande quantidade de adaptações nos equipamentos e nos processos, conforme experiências locais dos produtores. Mesmo as técnicas universalmente conhecidas para o manejo das abelhas destinadas à produção de geleia real ou de pólen, são menos difundidas.

De qualquer maneira, aqueles que pretendem iniciar a atividade, seja como complemento à apicultura já desenvolvida, seja como possível atividade principal, precisam saber que a rentabilidade de um empreendimento apícola depende de alguns fatores básicos, entre os quais pode ser destacado o planejamento das instalações do apiário de forma racional, com uso de tecnologias adequadas. Isso, tanto para iniciantes, como para os mais experientes, que querem melhorar ou ampliar seu apiário. O correto planejamento das instalações é, portanto, uma forma de racionalizar os gastos de implantação e permitir que, posteriormente, o apiário seja produtivo.

O curso "Produção de Pólen e Geleia Real", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de apresentar técnicas que vão incrementar sua produção de pólen e geleia real. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, especialista em apicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Contou, também, com a participação especial da Dra. Etelvina Conceição Almeida da Silva, professora da Universidade Estadual de Santa Cruz.

http://www.youtube.com/watch?v=tLlIlogjTKc

Marconi Vieira 31-03-2010 Apicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.