Produção de cocos - resolva os principais problemas

Produção de cocos - resolva os principais problemas. É importante ressaltar que temperaturas baixas, ambiente seco, solo infértil, má nutrição da planta e irrigação deficiente também causam problemas aos coqueiros.

Daremos ótimas dicas para que você, produtor de cocos, resolva os principais problemas do coqueiro

Produção de cocos - resolva os principais problemas 

Na produção de cocos, alguns problemas podem surgir e prejudicar a produtividade dos coqueiros – o que gera sérios prejuízos ao produtor. Tais infortúnios podem ser causados por condições climáticas e hídricas, que alteram o micro-ambiente onde os coqueiros estão plantados – o que pode ocasionar rachaduras na região apical dos cocos, ataque de ácaros e outros males ao cultivo. É importante ressaltar que temperaturas baixas, ambiente seco, solo infértil, má nutrição da planta e irrigação deficiente também causam problemas aos coqueiros.

Para ajudá-lo, daremos ótimas dicas para que você resolva os principais problemas do coqueiro. Vamos a elas?

Não amadurecimento dos cocos

Para que os cocos cresçam fortes e saudáveis, o solo deve conter os nutrientes necessários à planta. Da mesma forma, o coqueiro deve contar com boa luminosidade e disponibilidade de água, além de estar em ambiente com temperatura e umidade relativa do ar elevadas. A muda de origem deve ser de excelente qualidade, adquirida de fornecedores idôneos e reconhecidos no mercado. Se todas essas exigências não forem atendidas, o coqueiro apresentará problemas – um deles é o não amadurecimento dos cocos.

Ausência de cocos em algumas plantas do lote

Novamente outro infortúnio para o produtor de cocos: a ausência de cocos em algumas plantas do lote. Provavelmente, a causa vem de mudas de má qualidade. Por isso, antes de plantar os coqueiros, consulte outros produtores ou pessoas conhecidas para verificar quais os melhores fornecedores de mudas em sua região. Ainda que o coqueiro esteja com bom desenvolvimento vegetativo e tenha bom suprimento de nutrientes e água no solo, se a muda não for boa, a planta não produzirá frutos.

Ausência anormal de água nos cocos

A ausência anormal de água nos cocos é bastante comum em mudas de má qualidade. Mesmo com tratos culturais adequados, a planta não consegue se desenvolver de forma adequada e a qualidade dos frutos se vê prejudicada. Para resolver esse grave problema, recomendamos a adubação dos coqueiros adultos na proporção 20-10-20 (N-P-K). Proceda dessa forma com dosagem de 4 quilos por planta - em duas aplicações anuais.

Queda de cocos antes do amadurecimento

Temperatura e umidade relativa do ar baixas podem causar a queda de cocos antes do amadurecimento – assim como desnutrição da planta e deficiência de umidade no solo. Entretanto, a causa mais comum da queda pode ser devida a uma praga conhecida como ácaro da necrose. Para o controle dessa praga, pulverize os coqueiros afetados - a cada 15 dias e, depois, a cada 30 dias, com a seguinte solução: 1,5% de óleo de algodão e 1% de detergente neutro. Da mesma forma, mantenha o solo sempre úmido e nutrido para que a planta cresça vigorosa.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Cultivo e Processamento de Coco - elaborados pelos maiores especialistas do país.

Andréa Oliveira 23-08-2016 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.