Conheça as variedades de acerola

O Nordeste brasileiro é a região que mais cultiva a acerola

A acerola possui um elevado teor de vitamina C, sendo que, em algumas variedades, alcança até 5.000 mg por 100g de polpa, cerca de 100 vezes mais vitamina C do que a encontrada na laranja, ou dez vezes mais do que a encontrada na goiaba, frutas conhecidas pelo alto conteúdo de vitamina C.

Um fator importante que estimula os investimentos no cultivo da acerola é o mercado de consumo interno. O consumidor brasileiro tornou-se mais consciente da importância dos alimentos naturais para a saúde humana e hoje consome mais frutas.

O Nordeste é a região que mais cultiva a acerola no Brasil. Cerca de nove estados nordestinos implementam hoje essa cultura, destacando-se, entre eles, Bahia e Pernambuco, com mais de 800 hectares plantados.

As acerolas são classificadas em doces e ácidas. As ácidas são mais ricas em vitamina C. As variedades de frutos doces são indicadas para o consumo "in natura", enquanto que as variedades de frutos ácidos são indicadas para a industrialização.

Variedades doces

Manoa Sweet (4-43): produz frutos com coloração amarelo-avermelhada quando maduros. Essa variedade é recomendada para plantios caseiros.

Tropical Ruby (9-68): tem os frutos idênticos aos da Manoa Sweet e pode atingir até cinco metros de altura.

Hawaiian Queen (8E-32): deve ser conduzida a formar tronco único. É uma das seleções recomendadas para a produção de frutas frescas.

Variedades ácidas

J. H. Beaumont (3B-21): é um clone baixo, compacto, com ramagem densa que pode ser conduzido para formar arbusto de tronco único. Seus frutos têm coloração laranja avermelhada, com boa produtividade.

F. Rehnborg (22-40): apesar de ser altamente produtiva, esta variedade tem baixo teor de vitamina C. Entretanto, pode ser facilmente conduzida para formar tronco único. Apresenta fruto grande, com coloração laranja avermelhada, passando para vermelho-escuro quando maduro.

F. Haley (3A-8): esta variedade adapta-se melhor às regiões mais secas. Seus frutos, de tamanho médio, têm coloração vermelho-púrpura.

Flávio Alencar Araújo Couto, coordenador do Curso Produção de Acerola, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que, apesar de a acerola ser conhecida no Brasil há mais de 50 anos, o seu cultivo em nível comercial é bem recente. Sua introdução no Brasil foi feita por sementes, resultando em uma grande variação, tanto no porte das plantas como na produção de frutas, o que resultou na formação de pomares produzindo acerolas sem padrão, dificultando a venda.

Equipe de Redação 06-09-2012 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

FLAVIO DE MORAIS

03-03-2020

Tenho um pé idêntico ao de acerolas, folhagens, flores, porém dá frutos minúsculos, não são azedos e não tem gosto de acerola. A poupa é maçuda e as sementes não são esponjosas. Será q realmente é acerola? Por favor me envie um contato para eu enviar as fotos. Att, Flávio

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

16-03-2020

Olá Flávio!

Neste caso, sugerimos que você procure um engenheiro agrônomo ou biólogo para avaliar de perto qual é este tipo de fruto.