Cupuaçu - Tratos Culturais

Depois de plantado o cupuaçuzeiro passa a emitir várias brotações que crescendo livremente, poderão formar grandes árvores que dificultarão os tratos culturais. Por isso, é necessário que se faça algumas podas na planta.

Poda de formação, poda de limpeza, capina, coroamento, restos culturais são algumas das etapas dos tratos cultuais para a plantação do cupuaçu

A poda de formação é importante porque provoca a brotação dos ramos laterais e dá um aspecto de taça à copa

Depois de plantado, o cupuaçuzeiro passa a emitir várias brotações que crescendo livremente poderão formar grandes árvores, que dificultarão os tratos culturais. Por isso, é necessário que se faça algumas podas na planta.

Poda de Formação

O cupuaçuzeiro deve permanecer com, no máximo, duas ou três trifurcações no tronco e os novos lançamentos devem ser eliminados assim que surgirem.

Faça a eliminação, também, dos brotos ladrões. Quando atingirem dois metros de altura, os ramos das trifurcações devem ser podados até a altura de 1,70 metros do solo.

A poda de formação é importante porque provoca a brotação dos ramos laterais e dá um aspecto de taça à copa, facilitando sensivelmente os tratos culturais.

Poda de Limpeza

Deve-se realizar, também, a poda de limpeza, que consiste em eliminar os ramos secos dos cupuaçuzeiros e os ramos e brotos afetados pela vassoura-de-bruxa ou outras doenças.

A poda de limpeza deve ser realizada no período de chuvas e após a colheita. Todo material eliminado da planta deve ser queimado ou enterrado. Deve-se tomar cuidado para não realizar a poda quando a planta estiver em repouso, ou seja, durante o inverno, para não prejudicar o seu desenvolvimento. Não se deve fazer a poda quando a planta já estiver emitido botões florais, para não retardar o início da produção.

Capina

A capina é necessária para o controle das plantas daninhas, pois elas concorrem por água, luz e nutrientes, prejudicando o crescimento das plantas. Para os pequenos plantios, a capina pode ser feita com o auxílio de enxadas ou quimicamente, com o uso de herbicidas.

Nos grandes plantios, a prática tem sido a eliminação das ervas invasoras na linha de plantio usando-se herbicidas ou, então, a cada três meses. Faz-se o coroamento em torno das plantas e nas entrelinhas usa-se a roçadeira acoplada a um trator. A roçagem nas entrelinhas deve ser feita a cada seis meses.

Coroamento

O coroamento pode ser feito com a aplicação de herbicidas ou com enxada, tomando sempre o cuidado de não remover a terra em volta da planta, de modo a evitar o empoçamento de água nos períodos de chuvas e o ferimento das raízes.

Restos Culturais

Aproveite os restos culturais da roçagem e capina para proteger a base da planta. Este procedimento tem a finalidade de diminuir a temperatura e de manter a umidade do solo, além de evitar o nascimento de plantas daninhas.

Saiba mais sobre como produzir cupuaçu, adquirindo o Curso Produção de Cupuaçu, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.


Equipe de Redação 09-09-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.