Pragas da mangueira

Conheça algumas medidas que podem e devem ser tomadas para que pragas da mangueira sejam combatidas. As principais pragas que podem surgir em sua plantação são: Mosca-das-Frutas, Formigas Cortadeiras e a Broca-da-mangueira.

No caso do controle químico, deve-se procurar um Engenheiro Agrônomo para uma recomendação adequada

   As formigas cortadeiras são a praga-chave de pomares em formação

Conheça algumas medidas que podem e devem ser tomadas para que pragas da mangueira sejam combatidas. As principais pragas que podem surgir em sua plantação são: Mosca-das-Frutas, Formigas Cortadeiras e a Broca-da-mangueira.

Mosca-das-Frutas

Praga de maior importância e que tem trazido grandes prejuízos para a cultura. Muitas são as razões que levam os produtores, pesquisadores e consumidores (tanto de mercado externo quanto interno) a dedicarem muita atenção ao controle desta praga, entre eles: O fruto é atacado diretamente, inviabilizando sua comercialização; alta capacidade de voo e reprodução, e, exigência dos importadores de nenhuma infestação nos frutos importados.

As Moscas-das-Frutas, que frequentemente atacam a mangueira, são do gênero Anastrepha e Ceratitis, sendo seu controle efetuado através da eliminação de hospedeiros alternativos (carambola, ciriguela, cajá, etc.) próximos ao pomar; plantio em local com baixo ou nenhuma infestação; controle biológico, controle microbiano (utilização de fungos entomopatogênicos); monitoramento do pomar (com frascos caça-moscas) e controle químico (melaço mais inseticida, que pode ser triclofan ou fention).

Especialistas e consultores do FRUPEX, e também coordenadores do Curso Produção de Manga, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dão a dica: "No caso do controle químico, deve-se procurar um Engenheiro Agrônomo para uma recomendação adequada".

Formigas Cortadeiras

Da mesma forma como as Moscas-das-Frutas constituem-se a praga chave de pomares estabelecidos, as formigas cortadeiras são a praga-chave de pomares em formação. Pode-se dizer, ainda, que tais formigas são fator limitante, também, em viveiros e estufas.

As formigas dos gêneros Atta spp (saúvas) e Acramyrmex ssp são as que ocorrem com maior frequência.

O controle das formigas passa por uma vistoria antecipada da área onde se deseja implantar a cultura e inspeções periódicas para posterior eliminação dos formigueiros, combater formigueiros de dois ou mais olheiros e tomar conhecimento da área do formigueiro para o cálculo do gasto de formicida.

O controle cultural é, por vezes, muito eficiente e consiste em movimentar o solo através da aração e gradagem, plantio de plantas repelentes ao redor do pomar (batata-doce, gergelim etc).

E por fim, o controle químico por meio do uso de iscas é o mais eficiente e comum.

Broca-da-Mangueira

O besouro é o vetor do fungo causador da Seca-da-Mangueira, doença de grande importância nessa cultura.

O besouro alimenta-se da broca-da-mangueira, abre galerias na planta e com isso transmite o fungo, porém danos e/ou prejuízos só foram observados em casos de grandes infestações desse inseto nos pomares.

Seu controle é realizado com medidas culturais, como corte e destruição de ramos atacados e secos, e a manutenção de bom estado nutricional das plantas. O controle químico é realizado com Parathion Methyl, em pulverizações preventivas e para erradicação dos insetos.

Conheça também algumas Doenças da mangueira.

Equipe de Redação 08-02-2013 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.