Você conhece a capuchinha?

A capuchinha (Trapaeolum majus) é uma planta cujas flores, folhas e sementes são comestíveis, sendo considerada uma planta comestível não convencional (PANC)

Você conhece a capuchinha?

A capuchinha, também conhecida como Flor-de-chagas e Agrião-do-México, é uma planta de crescimento rasteiro, com facilidade de se espalhar. Se for plantada em vaso, o ideal é uma bacia grande para que ela possa se espalhar.

Essa planta possui folhas mais arredondadas, semelhante ao formato de uma antena parabólica, apresentando três tipos de flores com cores diferentes: flor mais alaranjada, vermelha e amarela.

As partes aéreas (caule, folhas, frutos e flores) da capuchinha podem ser utilizadas de formas diferentes, tendo como principais indicações:

Purgativa (frutos secos), aperiente, tônica, depurativa, antibiótico natural, antiescorbútica, estimulante, digestiva, expectorante.


- Suco fresco: expectorante e calmante da tosse.
- Infusão: 4 colheres (sopa) de folhas picadas ou 2 colheres (sopa) de sementes para 1 litro de água. Tomar 3 a 4 xícaras por dia. Para uso externo, reduzir a quantidade de água pela metade.
- Pó de frutos secos: purgativo.
- Salada: as flores, as folhas e os frutos são comestíveis.


A capuchinha pode ser cultivada em local parcialmente sombreado, recebendo, no mínimo, 4 horas de sol por dia. Solo com bom teor de umidade. Espaçamento de plantio: 0,50 por 0,60 m.

 
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 26-05-2023 Plantas Medicinais

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.