Saiba mais sobre a planta invasora capim-arroz

A planta invasora capim-arroz compromete a produção de arroz, milho, soja, algodão, feijão e cana

Saiba mais sobre a planta invasora capim-arroz

A planta invasora capim-arroz compromete em especial a produção de arroz, com perdas na produtividade de 90%. Sem falar que essa planta daninha impacta negativamente na produção de outras culturas, como milho, soja, algodão, feijão e cana. São três as espécies de capim-arroz mais comuns nas lavouras brasileiras, como a Echinochloa crus-pavonis, a Echinochloa crus-galli e a Echinochloa colona, que podem ser combatidas com herbicidas e boas práticas de manejo.

Echinochloa crus-pavonis


A espécie Echinochloa crus-pavonis é conhecida não somente como capim-arroz, como também capim-pavão, capim-jaú, capim-canevão, capim-canevão-do-banhado, capim-pé-de-galinha, capim-da-colônia, inço-de-arroz, capituva, gervão, barbudinho e camarão. Trata-se de uma gramínea anual, que se desenvolve ereta, em área encharcada, ou inclinada com enraizamento em área com solo seco.

Essa planta invasora forma touceiras em áreas úmidas onde são cultivadas culturas irrigadas. Encontrado em todo território nacional, o capim-pavão é uma das plantas daninhas mais prejudiciais a lavouras de arroz irrigado e demais grãos.

Echinochloa crus-galli


A espécie Echinochloa crus-galli também é conhecida como capim-arroz, além de capim-capivara, bem como nomes comuns ao Echinochloa crus-pavonis, como capim-pé-de-galinha, capim-jaú, capim-da-colônia, inço-de-arroz, capituva, gervão e canevão. Trata-se de uma gramínea anual da família Poaceae, que pode se apresentar, de forma ereta, em locais com lâmina d’água, ou inclinada quando em terrenos secos.

Suas touceiras ocupam charcos e lâminas d’água em lavouras irrigadas ou várzeas. O capim-capivara também é encontrado nas mais diversas regiões do país, principalmente em cultivos de arroz de várzea.

Echinochloa colona

A espécie Echinochloa colona, ou capim-arroz, também é conhecida como angolinho-branco, capituva, capim-jaú, capim-coloninho, capim-colônia e capim-da-colônia. Trata-se de uma gramínea anual pertencente à família Poaceae, assim como a Echinochloa crus-pavonis e a Echinochloa crus-galli. Capaz de se desenvolver em charcos e em áreas secas, o capim-coloninho ocorre em todo o Brasil, tanto em lavouras de arroz como em cultivos de grãos.

Todas essas espécies de capim-arroz podem ser hospedeiras de vírus e nematoides. Daí a extrema necessidade de se realizar um bom controle para impedir que tomem conta das lavouras.

Controle do capim-arroz


O uso de herbicidas não deve ser isolado, mas associado aos controles cultural, biológico e mecânico. Geralmente, para o controle da Echinochloa colona, são utilizados os herbicidas clomazone, propanil e trifluralin. Já para o controle da Echinochloa crus-galli, são utilizados os herbicidas bentazon, nicosulforon e quinclorac. Quanto ao controle da Echinochloa crus-pavonis, ele é feito com os herbicidas cyhalofop, pendimethalin e profoxydin.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo

Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto

Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação

Fonte: Blog Aegro

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 05-11-2020 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Miniguia Básico Sobre Preparo do Solo

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.