Saiba mais sobre agricultura de precisão

Saiba mais sobre agricultura de precisão. O principal objetivo desse sistema é gerenciar, de forma precisa e dinâmica, a produção agrícola em todo o ciclo produtivo.

Com a agricultura de precisão, o agricultor aumenta a produtividade da cultura e melhora a qualidade da produção

Saiba mais sobre agricultura de precisão

A agricultura de precisão promove o manejo integrado das diversas culturas, por meio da tecnologia de informação. O principal objetivo desse sistema é gerenciar, de forma precisa e dinâmica, a produção agrícola em todo o ciclo produtivo. Dentre os principais meios tecnológicos utilizados, estão o GNSS - Global Navigation Satelite System, e o SIG - Sistema de Informações Geográficas, além dos sensores ou detectores de medidas e parâmetros do agrossistema, da geoestatística e da mecatrônica.

A agricultura de precisão aumenta a produtividade da cultura, bem como sua qualidade

Dessa forma, o agricultor aumenta a produtividade da cultura e melhora a qualidade da produção, o que possibilita maior força competitiva tanto no mercado interno como no externo. Tudo isso, graças ao embasamento da agricultura de precisão em três princípios fundamentais: tecnologia, planejamento e gerenciamento.

Esalq/USP, UFSM e UFV foram pioneiras da agricultura de precisão no país

No Brasil, tudo começou a partir de 1991, com o mapeamento da produtividade das lavouras de grãos e de aplicações de georreferenciamento na agricultura, além do surgimento de máquinas agrícolas mais modernas. Mas foi a Esalq/USP (SP) uma das pioneiras desse sistema no país, com o primeiro Simpósio sobre Agricultura de Precisão em 1996. Depois vieram as universidades UFSM (RS) e UFV (MG), da mesma forma, pioneiras no assunto.

Produtores pioneiros oferecerem suas propriedades para pesquisas de renomadas instituições

Muitos produtores também foram pioneiros na agricultura de precisão. Eles se uniram a renomadas instituições e universidades permitindo que suas propriedades fossem utilizadas como meios de pesquisa. Isso promoveu a evolução da AP no Brasil. Inicialmente aplicada nas culturas de soja e milho, a agricultura de expandiu-se para os sistemas de produção com maior variabilidade.

A Embrapa teve grande participação no desenvolvimento da agricultura de precisão no país

Do mesmo modo, a Embrapa teve grande participação no desenvolvimento da agricultura de precisão no país. No início, a empresa sistematizou uma rede de pesquisa com mais de 200 pesquisadores e 19 unidades de pesquisa, além de universidades, institutos de pesquisa e empresas privadas.

A Rede Agricultura de Precisão da Embrapa possui dezenas de áreas experimentais

Atualmente, a Rede Agricultura de Precisão possui dezenas de áreas experimentais, distribuídas em todo o território nacional, com pesquisas em culturas anuais - milho, soja, trigo, e culturas perenes - eucalipto, pastagem, cana-de-açúcar, dentre outras.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Revista Globo Rural e Wikipédia.

 

Andréa Oliveira 08-01-2016 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.