Energia solar é a maior fonte de energia do planeta

O Brasil, em especial, é um país privilegiado pela incidência de raios solares

Energia Solar para Aquecimento de Água

Entre as fontes de energia renováveis, a energia solar, em especial, representa um elevado potencial de utilização, em função da grande disponibilidade e das inúmeras vantagens que se encontram associadas a ela. Isso acontece porque o sol funciona como um imenso reator à fusão, gerando energia constantemente, e lançando-a no nosso planeta. Por isso, a combinação da busca por recursos naturais e o elevado custo de manutenção da energia convencional vem tornando, cada vez mais viável, o uso da tecnologia que permite aproveitar a energia solar.

Para se ter uma ideia, a energia total fornecida pelo sol, ao nosso planeta, durante um ano, equivale a aproximadamente 10.000 vezes a energia total consumida pela população mundial nesse mesmo período. Dessa forma, ela representa a maior fonte de energia de nosso planeta, superando em muito a energia total fornecida pelo petróleo, ou gerada em hidrelétricas, por exemplo.

O Brasil, em especial, por causa da sua localização geográfica no globo terrestre, é um país privilegiado pela incidência de raios solares. Isso porque praticamente todas as suas regiões localizam-se na faixa entre o equador e o trópico de capricórnio, que é a área do nosso planeta de maior potencial.

O curso “Energia Solar para Aquecimento de Água”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra todos os passos a serem tomados por quem pretende diminuir o consumo de energia convencional por meio da captação de energia solar. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do pesquisador Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, doutor em engenharia mecânica da CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Portanto, a captação e a transformação da energia solar em outras formas de energia refere-se a uma tecnologia bastante simples, eficiente e relativamente barata, que vem sendo cada vez mais utilizada e com muito sucesso, não somente em nosso país, mas principalmente em países desenvolvidos, como Estados Unidos e países europeus.

Em especial, a captação da energia solar com simultânea conversão em energia térmica, para ser utilizada no aquecimento de água, por exemplo, corresponde a uma tecnologia de grande importância, dentro do contexto de utilização de energia sustentável e, por isso, deve ser aproveitada pelo homem.

http://www.youtube.com/watch?v=ADzix8bJRQg

Marconi Vieira 10-04-2011 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.