Envelhecimento de cachaça: principais madeiras utilizadas

O envelhecimento de cachaça em barris de madeira agrega valor à bebida no aspecto sensorial

Envelhecimento de cachaça: principais madeiras utilizadas

“Uma boa cachaça vem da escolha adequada da melhor variedade de cana-de-açúcar e dos cuidados na produção, principalmente no processo artesanal. Já o envelhecimento em barris de madeira agrega valor à bebida no aspecto sensorial”, destaca Luiz Antônio de Bastos Andrade, Mestre em agronomia e professor do Curso CPT a Distância e Online Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça.

A cachaça envelhecida em barris de amburana ou carvalho, por exemplo, apresenta aroma, sabor e cor diferenciados. Em barris de jequitibá-rosa, a cachaça praticamente não muda a cor embora ganhe aroma e sabor característicos da madeira. Alguns produtores de cachaça preferem tonéis fabricados com múltiplas madeiras, o que resulta em um mix de aromas e sabores incríveis.

Amburana


A amburana é conhecida como amburana-do-sertão, umburana, imburana-de-cheiro, cerejeira ou cumaré. Os barris de amburana reduzem a acidez e o teor alcóolico da cachaça. Embora ganhe cor intensa, o sabor é mais suave.

Amendoim


Uma das madeiras mais nobres para envelhecimento de cachaça é a do amendoim. Ela oferece à bebida cor amarela clara, com aroma e sabor de cana-de-açúcar. A cachaça envelhecida em barril de amendoim reduz a acidez e o teor alcóolico, o que a deixa mais leve.

Angelim-araroba


O angelim-araroba é conhecido como angelim-coco, angelim-doce, urarama ou pau-pintado. Quando a cachaça é envelhecida em barril de angelim, ela ganha cor amarela, com sabor característico da madeira.

Cabreúva


A cabreúva é chamada de cabrué, bálsamo ou pau-bálsamo. Quando a cachaça é envelhecida em tonel de cabreúva, ganha tom amarelo-esverdeado e sabor intenso da madeira. Uma das cachaças mais famosas, a Havana, é envelhecida, por 10 anos, em tonéis de bálsamo.

Carvalho


O barril de carvalho é um dos mais utilizados para envelhecer cachaça. Ele agrega à bebida aroma intenso e sabor adocicado, que lembra baunilha ou coco. Se a espécie da madeira for carvalho-americano, a cor da cachaça é dourada; se for carvalho-europeu, a cor é âmbar.

Castanheira


A castanheira é uma das madeiras típicas do Brasil, que apresenta características semelhantes às do carvalho. Como reduz a acidez da cachaça, o envelhecimento em tonel de castanheira oferece suavidade e leveza à bebida, com sabor adocicado e cor amarela.

Ipê


Tão importante quanto o pau-brasil, o ipê é uma das árvores que melhor simbolizam o nosso país. De difícil deterioração, o ipê é excelente para a fabricação de barris. Quando o envelhecimento da cachaça é feita nessa madeira, a bebida se torna leve e com cor alaranjada.

Jequitibá


As espécies de jequitibá-vermelho, jequitibá-rosa e jequitibá-branco são ótimas para envelhecer cachaça, pois reduz a acidez da bebida, o que a torna leve. A cachaça em barril de jequitibá lembra a cachaça envelhecida em tonel de carvalho-americano, mas sem alterar a cor.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agroindústria.

Leia o artigo "Fatores de qualidade e de produtividade da cachaça."

Fontes: bebidaexpressblog.com.br; cachacaexpress.com.br

Andréa Oliveira 22-07-2019 Agroindústria

Faça já o Download Grátis

Download brinde Plano de Negócios Nanocervejaria

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.