Para tratar o tema transversal sexualidade, o professor deve conduzir os alunos a uma reflexão que os leve à autonomia para que eles possam determinar sozinhos quais são os seus valores. O objetivo é que eles saibam tomar decisões e ampliar seu universo de conhecimentos de uma forma positiva.
O professor tem o papel de facilitador da aprendizagem e integra-se no grupo da sala de aula como uma ferramenta importante na busca da aquisição de aprendizagem significativa. O professor deve sempre se portar como aliado dos alunos tratando-os de forma igualitária, tendo uma relação dialógica onde ambos podem expor suas opiniões e agir de acordo com o seu jeito de ser.
A criação de um ambiente propício ao aprendizado é muito importante. Esse ambiente pode ser facilitador ou dificultador dependendo de suas estruturas. Se for um local onde os alunos podem expor seus interesses, pensamentos e descobertas, com certeza, trará segurança e liberdade de expressão para eles. Mas, se o aluno se sentir reprimido, consequentemente, ele desenvolverá dificuldades de aprendizagem.
Segundo Maria Cortes, coordenadora do Curso Orientação Sexual - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dois elementos básicos devem ser buscados pelos professores:
Você, professor, que trata desse tema transversal em sua sala de aula, fique por dentro de algumas atitudes e estratégias expostas no Curso Orientação Sexual - Tema Transversal - Fundamental I, para alcançar a confiança de seus alunos: