Marketing e comercialização em confecção de bijuterias

A chave para o sucesso consiste em estabelecer e, principalmente, manter um relacionamento com o cliente

 

Para iniciar qualquer empreendimento, são necessários capital inicial, planejamento, determinação e muita disciplina. No ramo de bijuteria também, com a diferença de que o investimento inicial não precisa ser grande.

A chave para o sucesso consiste em estabelecer e, principalmente, manter um relacionamento com o cliente preocupando-se com os seus desejos e necessidades, aliando, assim, técnica e intuição. O marketing corresponde ao processo de construção e manutenção da boa imagem da sua empresa no mercado. Você pode apresentar seu produto de várias maneiras. Entretanto, é importante observar alguns aspectos básicos que irão ajudá-lo em seu novo empreendimento, que vão desde a escolha da localização e  da instalação da sua loja até à definição da sua linha de produção que será estabelecida após o conhecimento da clientela.

Outro aspecto importante é a constante atualização da sua linha de produtos. Você deve criar as peças de acordo com as tendências da moda e estar sempre atenta às cores e materiais da próxima estação observando as tendências internacionais através de revistas, jornais etc. A atualização constante em termos de tendências é muito importante; o empreendedor deste ramo precisa estar sempre apurando seu senso estético e criativo.

É importante também que você crie uma marca para dar identidade ao seu produto e um layout bonito e elegante para suas peças; procure um nome fácil de gravar e que transmita a idéia de beleza e vanguarda; capriche nas embalagens e na apresentação. Você pode inicialmente oferecer o seu produtos para lojas femininas e de artigos para presente e evoluir para a aquisição de sua própria loja. Mantenha sempre um esmerado padrão de qualidade e bom preço.

Conforme já destacamos, você deve definir a sua coleção a partir de tendências da moda. Procure manter o mesmo padrão fazendo os ajustes que o mercado exigir. Para que você tenha em mente o que vai produzir e para quem produzir, um planejamento detalhado é muito importante. Você deve procurar fazer uma estimativa do volume de vendas para definir o volume de sua produção. Para tanto, você deve estimar a sua disponibilidade financeira, de recursos humanos, de matéria-prima, de materiais secundários, e analisar o mercado consumidor.

Tudo dependerá do seu potencial financeiro e da sua capacidade empreendedora. Para quem dispõe de pouco capital, é bom começar devagar e com persistência ir se estruturando.

Gabriela Brandão, coordenadora do Curso Como Fazer Bijouterias - Técnicas de Fabricação e Comercialização, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "outro aspecto importante para o sucesso do seu empreendimento é calcular corretamente o preço de venda dos produtos; deve-se calcular o custo dos materiais, estabelecer o preço de seu trabalho de criação e montagem e todas as outras despesas relativas ao negócio, tais como aluguel, água, luz telefone, os salários dos funcionários, encargos sociais e impostos e a sua margem de lucro. Somados todos os custos, analise o mercado, pesquise os preços cobrados pela concorrência e estabeleça seu preço lembrando que é preciso estabelecer um preço justo e competitivo".

Equipe de Redação 21-06-2012 Como Fazer

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