10 Mitos e Verdades sobre depilação

A reutilização da cera traz problema de pele

1 - Passar a lâmina nas pernas logo após a aplicação da cera para evitar que os pelos encravem. ERRADO

Além de não evitar o encravamento, pode causar foliculite. Depois da depilação com cera, a pele fica mais sensível. A lâmina provoca microtraumas na borda dos poros, facilmente a entrada de bactérias que causam infecção no folículo, o canal por onde o pelo passa.

2 - Depilar com cera quente causa varizes. ERRADO

As varizes podem aparecer por predisposição genética, sedentarismo, uso de salto alto e de pílula anticoncepcional. Não há nenhum dado científico que comprove a relação da depilação com cera quente é feita superficialmente. Já as veias ou microvasos ficam localizadas muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar.

3 - Cera fria deixa os pelos encravados. ERRADO

Pelos grossos enrolados têm muito mais chance de crescer embaixo da pele. Isso não está ligado à temperatura da cera.

4 - Passar hidratante que contenha álcool depois da depilação irrita a pele. CERTO

Além de irritar a pele, o creme pode obstruir os poros e causar foliculite. Lave o local antes e depois da depilação, use hidratante só no dia seguinte.

5 - Raspar os pelos com lâmina faz com que eles cresçam mais grossos. ERRADO

A lâmina corta apenas a parte superior dos pelos, deixando a base, que é mais espessa, aparente. Com o crescimento, eles ganham sua espessura normal.

6 - Cera quente é o melhor método para depilar o buço. CERTO

Esse método elimina os pelos juntamente com a raiz, fazendo com que eles demorem mais a nascer. Só é preciso proteger a pele depois com um filtro solar, porque a cera quente deixa a região sensível e sujeita a manchas.

7 - Quem usa algum tipo de ácido (retinóico ou glicólico) no rosto deve tomar cuidado na hora de depilar o buço. CERTO

O ácido deixa a pele sensível aumentando o risco de irritações. Por isso, suspenda o uso por cerca de 10 dias antes de fazer a depilação, seja qual for o método utilizado.

8 - A cera quente aplicada com muita frequência pode causar flacidez. ERRADO

Nem o calor e nem o movimento de "puxar a cera" altera o tônus da pele. Este estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação.

9 - A depilação com cera quente pode manchar a pele. CERTO

As machas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso protetor solar logo após a depilação, ou então se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável.

10 - A depilação com cera quente dói mais do que com a cera fria. ERRADO

A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pelo com mais facilidade e menos dor.

No Curso Depilação feminina e masculina, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará muito mais dicas, mitos e verdades a respeito das depilações. Confira!

Equipe de Redação 05-10-2011 Estética e Beleza

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.