Carne de peixe processada tem mais valor agregado e maior vida útil

Processamento de pescado aproveita quase todas as partes do peixe

Processamento Artesanal de Pescado

O sucesso tecnológico da piscicultura, no mundo, resulta do desenvolvimento de técnicas para o cultivo de espécies de interesse comercial, praticamente sob a completa administração do criador, e adequadas a condições socioeconômicas regionais. Tal sucesso se deve ao emprego de tecnologia, que propicia altas produtividades, aliado ao uso racional da água, inclusive quanto ao tratamento de efluentes.

Cada vez mais, o consumidor se preocupa com a origem dos alimentos e tem se tornado exigente na escolha dos produtos, questionando, inclusive, os sistemas de produção. É certo afirmar que os peixes produzidos em água limpa e com ração especialmente formulada apresentam melhor qualidade do que aqueles produzidos com resíduos e excrementos de animais.

A tendência atual da procura por alimentos saudáveis, de baixas calorias, e o aumento crescente do consumo de carne branca, colocam o peixe em destaque como detentor da carne ideal. E com o processamento, agrega-se valor ao pescado que, de matéria-prima perecível, passa a ser um produto com maior vida útil e com novas opções de consumo.

Realmente, do peixe nada se perde. Além da carne saborosa e saudável, a pele pode se transformar em belas roupas, calçados, acessórios e até artesanato. Resíduos de processamento viram silagem, produto de alto valor biológico, que pode ser incorporado à ração animal, sem falar no óleo de peixe e no famoso caviar, produto da mais alta nobreza, feito com as ovas deste animal.

No curso "Processamento Artesanal de Pescado", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentadas técnicas de processamento de peixes, que você poderá fazer em casa, ou na agroindústria, para agregar valor ao produto. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da Drª. Luciene Correa Lima, médica veterinária, mestre em piscicultura e responsável pelo controle de qualidade do setor de perecíveis do Carrefour, em Belo Horizonte - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=cNUIZKWPur0

Marconi Vieira 06-05-2011 Processamento de Carne
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.