Centro de Produções Técnicas

Concurso público: dicas para fazer uma boa redação

Por em 26 de novembro 2014 -
RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

grey Concurso público: dicas para fazer uma boa redação

A redação é um fator muito importante para decidir sua nota nos concursos públicos. Quem conhece as regras e desenvolve bem as competências exigidas consegue as melhores classificações. Uma redação bem feita pode decidir o seu futuro.

O que esperam de você na redação:

Competência 1: demonstrar o domínio básico da norma culta da língua escrita.
Competência 2: compreender o tema proposto e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para explicá-lo, defendê-lo ou contradizê-lo, desenvolvendo-o dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo.
Competência 3: selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa da perspectiva assumida pelo produtor do texto em relação ao tema proposto.
Competência 4: construir argumentação consistente para defender seu ponto de vista.
Competência 5: elaborar proposta de intervenção sobre a problemática desenvolvida, mostrando respeito à diversidade de pontos de vista culturais, sociais, políticos, científicos e outros.

Os aspectos visuais e estéticos da redação são muito importantes. Separamos algumas dicas para que sua redação seja valorizada:  

  • Escreva com letra cursiva, legível e a tinta;
  • Faça parágrafos iniciais de dois a três centímetros;
  • Alinhe seu texto de um lado e de outro. Comece no inicio da linha e vá até o final, mesmo que tenha de separar sílabas;
  • Escreva pelo menos quatro ou cinco parágrafos;
  • Números até nove devem ser escritos por extenso, a partir de 10, escreva algarismos;
  • Palavras estrangeiras incorporadas ao nosso vocabulário devem ser escritas sem aspas. Evite-as se for possível;
  • Evite regionalismo, gírias e palavras de baixo calão;
  • Evite expressões de uso comum e clichês;
  • Não rasure. Se errar e não tiver como passar a limpo, faça um leve traço em cima da palavra e escreva novamente.

O primeiro passo para fazer uma boa redação é ler com atenção a proposta e os textos que a acompanham. Eles foram escolhidos para motivá-lo. Em seguida, releia com calma a proposta e reste atenção para perceber com clareza qual é o tema e a modalidade de texto (se é dissertação, argumentativa, carta pessoal, narrativa e outras).

Analise outra vez a proposta para saber que tipo de linguagem deve ser usada. Quase sempre a linguagem é o padrão culto da língua. Isto é: língua formal, objetiva, não literária, sem gírias, nem regionalismos, seguindo as regras gramaticais.

Quando é solicitado ao candidato que escreva, por exemplo, sobre o tabagismo, a corrupção no Brasil, a violência, o desemprego, enfim sobre um tema de caráter mais abrangente, escreva na terceira pessoa, sob o ponto de vista mais objetivo. Porém, se a proposta solicita que você escreva sobre um tema subjetivo, de caráter pessoal, você terá de escrever na primeira pessoa, sob ponto de vista mais subjetivo.

É importante colocar um título provisório para começar. Pode ser até uma pergunta. É só para dar partida e as ideias fluírem com facilidade. Ao terminar, volte ao título e refaça-o procurando deixá-lo bem sugestivo.

Organize suas ideias. Pense antes de começar a escrever e faça um planejamento. Escreva como se estivesse falando. Deixe suas ideias fluírem livremente. Depois releia o seu texto, faça as modificações, corrija a projeção da linguagem oral, elimine as repetições, os vulgarismos, o rebuscamento e outros.

Seja coerente e coeso. Estes são pontos fundamentais para a elaboração de uma redação. Não faça parágrafos muito longos. A frase curta é mais elegante e também mais clara. Evite frases com o verbo no gerúndio. Releia o texto prestando atenção especial na concordância verbal e na pontuação. Cuidado para não sair do tema proposto.

Uma dica: leia editoriais e artigos de jornais.

Para saber mais sobre como fazer uma boa redação, confira o Curso CPT Redação para Vestibular e Concursos.

Por Lidiany Duarte.

 


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Como Passar em Vestibular e Concursos

Assinar Newsletter Grátis

Sugerir Matéria

Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete sobre Educação Infantil

O que você acha que a educação infantil deveria priorizar?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Vídeos + Vistos

YouTube responded to TubePress with an HTTP 410 - No longer available