Saiba como ensinar educação financeira infantil

O modo como cada um de nós lida com dinheiro costuma ser aprendido entre os cinco e seis anos

Curso de educação financeira infantil

Com a educação financeira, a criança tem chance de aprender a planejar gastos e a consumir de um modo responsável, livre da alienação consumista. Como a educação exige consistência e repetição, quanto mais cedo se começa, maiores são as  chances de sucesso na construção de uma mentalidade responsável em relação ao dinheiro.

Existem estudos que comprovam que o modo como cada um de nós lida com dinheiro costuma ser fixado entre os cinco e seis anos. A partir daí, a tendência a repetir os mesmos padrões de comportamento, sem conseguir estabelecer modificações realmente consideráveis, vai se consolidando no decorrer da vida.

A educação financeira infantil proporciona maturidade para evitar essa situação e ainda faz mais: ensina a gastar com prazer, a investir, a doar e a poupar. Desde os primeiros anos de vida, a educação financeira deve ser prioritária, para que as crianças e jovens cidadãos busquem a felicidade, a realização de seus desejos ilimitados com adequação ao dinheiro ou mesada disponível.

Diante da realidade econômica do país, das influências dos meios de comunicação e da falta de tempo dos pais em acompanhar a educação dos filhos foi que surgiu a necessidade de incluir esse tema no ensino escolar. O objetivo é desenvolver nos alunos habilidades para saber como administrar suas finanças de forma consciente, sem prejudicar o meio ambiente, aprendendo a ter ética para ganhar e gastar dinheiro.

O curso “Educação Financeira e Empreendedorismo”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, tem como objetivo treinar e capacitar professores de educação infantil para desenvolver, nos alunos, habilidades para que saibam como administrar suas finanças de forma consciente. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Michelle Gomes Lelis, especialista em educação infantil.

http://www.youtube.com/watch?v=3j7vawICS7s

Marconi Vieira 22-09-2010 Educação Infantil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.