O ensino das ciências na educação infantil

O ensino das ciências na educação infantil deve ser iniciado apresentando, às crianças, a pluralidade de fenômenos e acontecimentos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais, que existe no mundo em que vivemos. É preciso levar até elas toda a diversidade das formas existentes para se

O professor deve atuar como catalisador, consultor e facilitador na educação infantil

Como facilitador o professor se apresenta como aquele que cria um ambiente favorável ao aprendizado

O ensino das ciências na educação infantil deve ser iniciado apresentando, às crianças, a pluralidade de fenômenos e acontecimentos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais, que existe no mundo em que vivemos. É preciso levar até elas toda a diversidade das formas existentes para se explicar, pensar e representar o mundo.

O professor não pode esquecer o quanto é importante que as crianças tenham contato direto com elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo e que sejam instigadas a observá-los e explicá-los. Isso só será possível se o professor passar a encarar a ciência como algo dinâmico e plural, que permite interpretações e dá liberdade para o conhecimento.

É preciso levar em conta alguns aspectos para que o ensino das ciências seja eficaz:
  • É fundamental reconhecer o papel da escolha do conteúdo no ensino das ciências;
  • O professor deve ter sempre em mente que existem e são válidas as concepções espontâneas;
  • Os conhecimentos, na verdade, surgem como respostas a questionamentos;
  • É indispensável ter em mente o caráter social da construção do conhecimento científico.

Perfil do professor

A Educação Infantil é o primeiro passo na formação do cidadão. E o contato direto da criança com a ciência, de uma forma questionadora, livre e criativa, pode ajudar muito nessa formação. O professor é o elemento mais importante nesse momento.

O professor tem de ser ao mesmo tempo um catalisador, consultor e facilitador na sala de aula.

Catalisador: Tem a função de despertar o poder intelectual dos alunos, para que se percebam como sujeitos capazes de analisar, pensar e resolver problemas de uma forma natural. O professor tem de estabelecer um tom encorajador, sempre positivo, mostrando seu próprio entusiasmo com a possibilidade da descoberta.

Consultor: Como consultor, o professor deve observar atentamente, ouvir cuidadosamente e responder aos questionamentos de forma simplificada, sem delongas ou demonstrações de intelectualidade. Seu papel é incentivar as crianças a se envolverem em suas investigações.

Facilitador: Aqui o professor se apresenta como aquele que cria um ambiente favorável ao aprendizado. É o professor quem tem de planejar as atividades corretamente, oferecer os materiais necessários ao seu desenvolvimento e participar ativamente do desenvolvimento das experiências. O professor tem de ser tolerante e corajoso para se arriscar com novos desafios, capaz de aprender com os erros, demonstrando essas características para que as crianças também as tenham.

Maria Cortes, coordenadora do Curso Ciências na Educação Infantil, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que é importante uma atitude positiva para com a ciência. Mas, ao mesmo tempo, é preciso uma ligação forte entre as crianças e o professor. Para elas, o interesse e a preocupação pessoal é fundamental para que aprendam mais. Ou seja, o professor precisa ter uma ligação pessoal, forte, com cada criança da Educação Infantil.

Equipe de Redação 12-03-2013 Educação Infantil

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